A família de Caco Antibes (Miguel Falabella) e Magda (Marisa Orth), de "Sai de Baixo", não estaria completa se eles não tivessem filhos. Após três anos do início da sitcom, em 1999, a sitcom ganhou mais um personagem: Caquinho, herdeiro do casal, que ficou na série por apenas duas temporadas. Quem assiste à reprise do programa no Canal Viva deve se perguntar: mas por onde anda o ator que interpretou o menino? O Purepeople encontrou Lucas Hornos e conta para você o que ele faz hoje, aos 23 anos.
"As gravações eram sempre muito divertidas. Todo o elenco cuidava muito bem de mim, eles amaram a ideia de ter uma criança no set. Eu era o 'sobrinho' de todo mundo lá. O Miguel e a Marisa me tratavam como filho mesmo, me ensinaram muito sobre improviso e tudo mais", conta Lucas Hornos ao Purepeople. "Mas geralmente era eu quem tinha o texto na ponta da língua e tinha que passar a cola pros dois", lembra o jovem, na época com 8 anos.
Lucas Hornos começou cedo na TV. Aos cinco anos, já fazia comerciais e, depois de "Sai de Baixo", ainda fez participações na "Turma do Didi" e no "Disney Cruj". Mas as gravações da sitcom tiveram um gosto especial e deixaram saudades.
"Todo dia tinha alguma coisa pra rir", conta ele. "Lembro de uma vez que levei meu hamster de estimação para o teatro e todos quiseram brincar com o bichinho. No dia seguinte, saiu uma notícia na TV dizendo que eu era tão atentado que levei um rato para o estúdio só pra pregar uma peça no pessoal", lembra.
O filho de Caco e Magda, quando pequeno, era interpretado por um boneco em um carrinho de controle-remoto. Lucas não chegou a ter contato com o "bebê" em "Sai de Baixo", mas conta que ele era motivo de momentos cômicos no set. "Todo mundo se assustava porque o boneco sempre ligava sozinho por interferência".
Adeus, "Sai de Baixo"
Lucas ficou na sitcom por apenas um ano, saindo em 2000. A saída foi motivada por uma pressão do juizado de menores, que não aceitava que uma criança de 9 anos trabalhasse em uma sitcom voltada para maiores de 16. "Eles não consideraram o quanto aquilo contribuía positivamente pra mim, nem mesmo o quão bem cuidado e respeitado eu era lá dentro", lembra Lucas.
A saída do personagem foi justificada com a ida de Caquinho para um colégio interno na Suíça. Na regravação de quatro capítulos do programa, exibidos pela TV Globo no ano passado, o filho de Caco e Magda volta ao Brasil, se torna um ex-BBB e vive de convite pra festas.
Porém, Lucas Hornos não foi convidado para viver Caquinho novamente. "Acho que eles me acharam muito tarde. Quando me encontraram, os roteiros já estavam prontos", lamenta Lucas. Hoje, ele estuda administração e música, além de trabalhar em uma editora e continuar atuando. No ano passado, ele terminou de rodar o filme "Metanoia", com Caique Oliveira e Caio Blat.
"Um dos conselhos do Miguel que eu tomei pra vida foi 'estude algum assunto que você goste e que não tenha a ver com TV. Tenha duas carreiras paralelas e leve a atuação como uma paixão'", lembra, saudoso, Lucas.
Voltar a ser Caquinho
Loiro e de olhos azuis, Lucas Hornos ainda possui a mesma semelhança com Miguel Falabella que tinha há 15 anos. Mas ele conta que dificilmente é lembrado como seu personagem em "Sai de Baixo". "Não é mais tão comum as pessoas me reconhecerem como Caquinho, isso já faz muito tempo e mudei um pouco. Pelo menos, eu acho. O pessoal mais velho ainda associa meu rosto ao personagem", conta o ator, que garante estar solteiro. "Quando eu me dedicar a uma mulher, será pra fazer dela a única da minha vida, como uma mulher deveria se sentir".
Hoje, aos 23 anos, Lucas lamenta não ter mais contato com o elenco de "Sai de Baixo": "A última vez que nos vimos, foi no reencontro do elenco durante as gravações para o Canal Viva, no ano passado". Lucas foi um dos convidados para estar no estúdio durante o remake do programa. Perguntado se aceitaria voltar à TV como Caquinho, ele é categórico: "Seria muito divertido atuar com o pessoal de novo".
(Por Laís Fernandes)