Termina nesta terça-feira a Semana de Moda de Milão, penúltima na sequência das fashion weeks internacionais e que trouxe de volta o crochê. As temporadas de moda sempre têm como pontapé inicial a fashion week de Nova York e como último ponto de parada a Semana de Moda de Paris. A essa altura, algumas das principais grifes internacionais já apresentaram suas coleções para o verão 2019 e diversas tendências apareceram nestas apresentações. Purepeople listou cinco delas para você já ir preparando os looks da próxima estação.
Essa trend vem aparecendo desde as temporadas passadas, e foi uma das protagonistas na Semana de Alta-Costura de Paris, especialmente no desfile da Chanel. A pegada oitentista já foi moda (quem se lembra dos revivals do início dos anos 2000?) e está sendo, novamente, revisitada. Pode começar a reparar nos looks com ombros e mangas amplas, volumes localizados, muitos laços, babados, tons vibrantes, make pesada e diversos outros elementos de característicos de uma das décadas mais extravagantes na moda. Eles estão reaparecendo com uma atitude bem 2019, cool e cheia de referências do street wear.
A tendência romântica é uma das vertentes mais importantes entre as propostas para o verão 2019. A leveza e a fluidez nos tecidos, os tons pastel, flores, rendas, babados e tudo o que remete a uma feminilidade fofa está em alta nessa temporada. Basta reparar desfiles de grifes como Marc Jacobs e Alberta Ferretti. Esse romantismo já faz parte há um tempo da estética da Gucci. A grife, no entanto, traz uma atitude cool na aplicação da tendência, mesclando-a com elementos do street wear e outras referências mais atuais. É uma forma mais contemporânea de usar.
A feminilidade está em alta em todas as suas vertentes e, para quem não se identifica com o estilo romântico, a atitude poderosa é uma outra maneira de demonstrá-la. As saias-lápis, os ternos, os vestidos ajustados e uma forma mais sexy de se vestir apareceu até em passarelas que costumam ser mais moderninhas como a da Prada. A Grife italiana abusou dos looks justos e decotes até o umbigo para transmitir uma imagem sensual de vanguarda. Craque no estilo, Tom Ford apostou na renda e na animal print (além das modelagens superpoderosas) para trazer para sua passarela um mulherão de respeito.
Com tanta influência do street wear no mercado de luxo, as referências do estilo acabaram pegando com força nas passarelas. Uma delas é a vertente utilitária: bolsos estratégicos, tecidos funcionais e peças que têm outras funções além do simples vestir são elementos que caracterizam a trend. Na prática, isso significa incorporar tênis, parkas, calças cargo, macacões cheios de bolso e todas essas peças com pegada mais prática. A tendência traz ainda, de que bera, mais casualidade para a forma de se vestir no dia a dia.
Já mencionamos os bucket hats (aqueles chapéus em estilo pescador) e os lenços usados nos cabelos, mas o fato é que os acessórios de cabeça estão definitivamente em alta. Os laços, as presilhas e até mesmo as já tão exploradas coroas de flores vieram enfeitando as cabeças e complementando os looks nas passarelas do verão 2018.
(por Deborah Couto)