De acordo com as tendências já lançadas nas semanas de moda internacionais, que já rolaram em Nova York, com um monte de tendências para o verão 2019, em Londres, com estreia de Riccardo Tisci na Burberry e começaram nesta quarta-feira (19) a ocorrer em Milão, uma das vertentes da moda que vem ganhando mais força é o romantismo. Seja em looks mais boêmios ou vitorianos, nos florais ou nas rendas, o estilo que puxa a feminilidade para um lado mais doce aparece em diversos e mínimos detalhes e o trabalho artesanal é um deles.
Desde o verão passado aquelas bolsas com cara de peça de feira têm conquistado as fashionistas mais práticas e desapegadas. Pois nesta temporada o crochê está de volta. Desta vez, no entanto, um dos trabalhos manuais mais queridos de quem ama uma linha aparece em acessórios moderninhos, como pochetes e chapéu, mas também em looks totais trazendo até um apelo sexy, como a transparência.
Na passarela da Alberta Ferretti, grife que esteve no line up do primeiro dia da Semana de Moda de Milão, o visual utilitário sofre uma simbiose com o romântico, trazendo um contraponto mais pesado à tendência. A marca sintetizou o "mood" em uma bolsa de crochê. Enorme, a peça traz as duas características em uma só tornando-se, assim, a cara do verão 2019. A Alberta Ferretti ainda apostou em peças inteiras feitas em trabalho artesanal, como o macacão desfilado por Kendall Jenner. O look, além de um toque romântico, é supersexy, já que faz um visual totalmente transparente.
O artesanal contrastado com o utilitário, aliás, não é novidade desta temporada. Na última Semana de Moda Masculina de Paris, a Valentino complementou um look totalmente street wear com um bucket hat – o modelo de chapéu queridinho do momento – feito em crochê. Para criar um contraponto total, a peça tem, inclusive, flores em crochê aplicadas. A trend foi ainda vista em passarelas como as de Phillip Lim e Carolina Herrera na Semana de Moda de Nova York.
(por Deborah Couto)