André Gonçalves vai participar de "A Fazenda 2023" emplacando dessa forma o seu segundo reality-show se juntando a nomes como Lily Nobre, Sandro Mecca (ex-Twister) e Kally Fonseca, nome antecipado pelo Purepeople. O ator de 47 anos ficou em terceiro lugar na segunda edição de "Casa dos Artistas" (SBT, 2002) atrás de Rafael Vanucci (o vencedor) e Ellen Rocche.
Com uma extensa lista de ex-namoradas e ex-mulheres no currículo (o casamento de sete anos com Danielle Winits chegou ao fim recentemente) e pais de três filhos, com quem foi fotografado em passeio na praia dias atrás, André já precisou usar tornozeleira eletrônica e passou uma noite preso por não pagar pensão alimentícia para as filhas.
Nascido no Rio de Janeiro, assim como outro participante, Yuri Meirelles, protagonista de cena "caliente" com Anitta em clipe, André tem mais de três décadas e meia de carreira, tendo atuado na Globo, Record, Band e na extinta TV Manchete. Ele atuou em "Vamp" (sua primeira novela), "Fera Ferida", "Malhação", "Senhora do Destino", "Paraíso Tropical", "Escrito nas Estrelas", "Império" e "Jesus" só para citar algumas produções.
Além da "Casa...", o artista competiu em três talents shows: "Dança no Gelo" (2006), "Super Chef Celebridades" (2016) e "Dança dos Famosos" (2020), não vencendo em nenhum deles. Paralelamente aos namoros, filhos, trabalhos na TV e competições na telinha, André Gonçalves empilhou algumas polêmicas na carreira.
Em janeiro de 1997, André foi xingado, agredido e ameaçado de morte por uma dupla de homens por ter dado vida ao Sandrinho de "A Próxima Vítima" (1995/1996). "Quase quebraram meu braço", relatou na época. Três anos depois, nova agressão, agora em Portugal, com consequências piores, entre elas a fratura do maxilar, que provocaram seu desmaio.
Em fevereiro de 2012, o ator se envolveu em briga em quiosque de Cabo Frio (RJ). Mais tarde, envolveu-se em forte polêmica com o colunista Leo Dias. As polêmicas não pararam aí. Em 2001, André teve um surto durante voo de São Paulo a Nova York e tentou beijar Pelé. No mesmo avião estava Luana Piovani, e um laudo atestou que o ator havia ingerido bebida alcóolica.
A essa altura, o artista já havia reencontrado a mãe, Maria, após 21 anos, e ela morando em uma comunidade e tendo sido diagnosticada com problemas mentais. Posteriormente, tentou se eleger, sem sucesso, para cargos públicos.