Anderson Silva não terá acesso ao prêmio que receberia por ter vencido a luta contra o norte-americano Nick Diaz, que marcou seu retorno ao UFC. Dana White, dono do UFC, bloqueou os cerca de 16 milhões de dólares que Spider ganharia com a vitória após o brasileiro ser flagrado no exame antidoping.
De acordo com o colunista Lauro Jardim, da revista "Veja", White só vai liberar o prêmio quando o processo do doping for concluído. O valor do prêmio se refere a R$ 2 milhões pela vitória e cerca de R$ 14 milhões vindos da exibição da luta pelo pay per view.
No sangue de Spider, analisado no dia 9 de janeiro, foram encontrados metabólitos de drostanolona e androsterona. Anderson pode ser punido dentro ou fora do período de competição, já que as substâncias encontradas são passíveis de penalização. Ele já pediu uma contraprova do exame, mas o laboratório negou.
Luta marcou retorno de Anderson Silva ao octógono
O brasileiro estava longe das competições havia mais de um ano após fraturar a perna em dezembro de 2013. A luta contra Nick Diaz, em Las Vegas, marcava o retorno dele ao octógono e levou vários brasileiros aos Estados Unidos, entre eles Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso.
Após vencer o norte-americano, Anderson Silva caiu no choro. "Não sei o que dizer. Obrigado, Deus, por me dar mais uma chance", disse ele, entre lágrimas. "Esse momento, para mim, é muito importante por conta de tudo o que sofri neste um ano. Achei que não ia voltar a lutar no começo", completou ele. Recentemente, ele contou em entrevista que quase ficou viciado em remédios durante sua recuperação.
No entanto, Anderson não sabe o que fará no futuro. Depois da luta, ele declarou que pode abandonar a carreira. "Vou voltar para a minha família e pensar no que farei depois. Meu filho Kalyl (mais velho, de 17 anos) pediu para eu parar de lutar. Então vou voltar para a minha casa para ficar com meus filhos e, não sei, talvez eu volte", disse ele, que já declarou que pensa em se dedicar no futuro à carreira de ator.