A menopausa, ou última menstruação, embora seja um processo natural do organismo feminino, vem acompanhada de sintomas que podem trazer incômodos. Para garantir o bem-estar nesta etapa, é importante que a alimentação também acompanhe as mudanças do corpo. Em entrevista ao Purepeople, a nutricionista funcional Patricia Davidson, que já listou os melhores chás para mulheres de 40 a 50 anos, recomenda: "Brotos, principalmente os de alfafa que são boas fontes de aminoácidos; minerais, como magnésio; e vitaminas do complexo B, que favorecem a mineralização óssea. Além disso, todos esses nutrientes atuam modulando as alterações de temperatura provenientes do climatério", conta.
A exemplo do açaí e das oleaginosas, que ajudam no combate ao envelhecimento precoce, as frutas vermelhas são indicadas por Patricia Davidson na menopausa por seu grande potencial antioxidante. "Elas auxiliam na redução de inchaço e de peso corporal", explica a nutricionista, que ensina uma receita simples e fácil de sal de ervas contra a retenção de líquidos.
Assim como para a TPM, fase que precede a menstruação, Patricia Davidson recomenda o consumo de folhas verdes, banana, grão de bico, gergelim e amêndoas – ricos em magnésio – para controlar alterações no humor. "Eles diminuem a compulsão por doces e modulam a resposta de hormônios de estresse, melhorando o humor a irritabilidade", aponta ela, que ainda indica oleaginosas, carnes, cacau e vegetais folhosos verde-escuros: "São ricos em zinco, mineral relacionado à liberação de serotonina, um neurotransmissor relacionado ao bom-humor". Alimentos como leguminosas e sementes de abóbora e gergelim, por sua vez, são ricos em ferro, mineral importante para a produção de glóbulos vermelhos. "Eles evitam sintomas como queda de energia, fadiga, desanimo e depressão", destaca a nutricionista.
(Por Vanessa Nogueira)