As Semanas de Moda podem estar meio paradas, mas o trabalho das grifes estão a todo vapor. Como prova a Balmain, que apresenta sua nova coleção, inspirada em ícones de estilos da década de 90, como Julia Roberts e Lady Di. Olivier Rousteing, estilista da maison e queridinho das Kardashians, revelou que quis trazer de volta a energia de décadas passadas, traduzidas em padronagens marcantes, tons pastel e forte alfaiataria. Saiba mais!
Em seu último desfile pré-pandemia e isolamento social, a Balmain resgatou acessórios e símbolos marcantes da aristocracia, como chapéus, babados e estampas vichy. De acordo com o estilista Olivier Rousteing, a ideia era repensar e modernizar antigos padrões para uma moda mais diversa e inclusiva. Para a nova coleção resort, a grife trouxe de volta esse mood e ainda homenageou ícones de estilo da década de 90, em especial Julia Robert e a princesa Diana, com peças de alfaiataria bem estruturadas, poás e tons pastel.
A nova coleção resort foi criada ainda em período de isolamento social, um momento delicado para os desfiles de moda. "Sempre acreditei que era preciso estar presente fisicamente no estúdio e trabalhando com minha equipe para criarmos uma coleção. Então, de repente, ter que descobrir uma nova maneira de trabalhar definitivamente não foi fácil para nenhum de nós. Mas, no final, fiquei impressionado e acima de tudo muito orgulhoso do que minha equipe e eu fomos capazes de realizar", conta Olivier. Para fotografar a cruise collection, seguindo as orientações de segurança e saúde da França, o estilista e sua equipe viajaram para Normandia, em um clima de piquenique comemorativo no campo.
Além da coleção resort, a Balmain segue os primeiros passos para criar peças mais sustentáveis. Assim, apresenta a Caps Collection PS21, exclusivamente feminina, composta por uma seleção de camisetas, moletons e moletons de algodão orgânico. Além disso, a sustentabilidade também aparece em diferentes elementos, como redução da pegada de carbono na fabricação e transporte das peças, sacolas compostas por amido de milho e etiquetas de poliéster reciclado. "A Balmain acredita que esses primeiros passos adiante, embora sejam apenas um começo, são de extrema importância para a maison. A nova realidade de hoje não apenas nos fez adaptar a novas formas de trabalhar, como também nos força a admitir que mudanças profundas não podem mais ser adiadas em quase todas as partes de nossas vidas".
(Marina Couto)