A ideia de moda consciente nunca esteve tão em alta. Num momento em que as pessoas estão dedicando o tempo em casa para reorganizar os armários e esvaziar gavetas com o intuito de doar aquelas peças que já não fazem tanta diferença nos looks do dia, que tal aproveitar essa oportunidade para fazer um armário cápsula e usufruir de todas as vantagens desse conceito? O Purepeople vai te ajudar nesta missão com algumas dicas de peças básicas e essenciais para essa proposta. A fashionista alemã Gitta Banko, presente nas principais semanas de moda do mundo todo, comprova como é possível exibir vários looks estilosos com itens básicos (como já mostramos nessa galeria de 100 fotos). Confira as fotos da galeria e inspire-se!
Imagine como pode ser bem mais fácil se vestir quando você sabe exatamente o número de roupas e acessórios que tem no seu armário? Levar um estilo de vida sustentável é um desafio para muitas pessoas, mas ao mesmo tempo a ideia de perder menos tempo do dia procurando roupas para um compromisso é animadora. Quantas vezes não compramos uma peça que ficou escondida no fundo da gaveta por falta de ocasião ou por não ter vestido exatamente como gostaríamos? Não perca tempo e faça a energia circular! Doar roupas para quem realmente precisa vai te fazer bem e você vai descobrir que dá para se vestir bem com itens certeiros.
Antes de organizar o seu armário sustentável, pense quais são as peças do guarda-roupa essenciais e versáteis para você. Liste os itens que mais usa no dia a dia, seja no trabalho ou não, e nos fins de semana. Veja quais combinam entre si e que podem ser usados em diversas ocasiões. Analise as peças que funcionam em situações informais e formais. Ah! E lembre de incluir na sua lista as cores e estampas que você tem o hábito de usar.
O número de peças num armário cápsula pode variar: seja 15, 30, 45 e 50, a dica mais importante é que as roupas sejam versáteis e que tenham a ver com o seu estilo. Curte looks mais discretos e básicos? Invista num armário com menos itens. É fã de produções fashionistas com acessórios para dar um toque de informação a mais no look? Ok, aumente o número da sua lista. Uma boa dica é considerar que vale a pena ter mais itens na parte de cima já que, por estar perto do rosto, chama mais atenção nas produções do que na parte debaixo (considere 3 para 1). Ou seja, para uma calça, por exemplo, considere 3 peças como blusa, camisa, suéter, cardigã ou blazer.
Um dos principais conceitos do armário cápsula é evitar comprar por impulso. Ou seja, antes de adquirir um item-desejo, avalie se ele realmente será útil no seu guarda-roupa e se terá potencial para girar com as demais peças. Confira alguns itens must-have de um armário cápsula: camisa social de botão branca, calça jeans reta, blazer preto, calça de tecido, vestido preto, trench coat, jaqueta de couro, saia preta, camiseta e blusas de gola alta em cores neutras.
As estampas são bem-vindas, sim! Elas vão ajudar a trazer mais informação de moda à produção básica. Aposte nas estampas que funcionem em qualquer época do ano e que não sejam tendência de uma estação. A paleta de cores também é essencial: escolha os tons que vão funcionar com mais peças disponíveis no seu closet. Pronta para começar? Essas fotos da galeria vão te inspirar!