Biografia
Balmain é uma grife de roupas francesa renomada no mundo da moda de luxo. Pierre Balmain, responsável pela marca, nasceu em maio de 1914 na cidade de Saint Jean de Maurienne. Desde pequeno, ele costumava desenhar vestidos até que um dia mostrou seus desenhos para o estilista Edward Molyneux. Encantado com o trabalho, ele lhe ofereceu um emprego como aprendiz em sua maison, onde ficou durante 5 anos.
No ano de 1936, entretanto, Pierre foi chamado para cumprir o serviço militar obrigatório. Após finalizá-lo, em 1939, se juntou à estilista Lucien Lelong, com quem trabalhou durante a ocupação alemã em Paris.
Seguido pelo fim da guerra que devastou a Europa, Balmain criou sua prória maison, em 1945. Junto com Dior e Balenciaga, o estilista formou o centro pós-guerra da indústria da alta-costura na França.
A história da marca foi escrita por volta da década de 50, quando Pierre se especializou em saias usadas com casaquinhos longos e principalmente nos vestidos Balmain, que encantaram estrelas de Hollywood como Ava Gardner e Audrey Hepburn. O estilista foi um dos pioneiros a desenvolver coleções de prêt-à-porter e a conseguir adaptar a silhueta francesa das suas peças para as norteamericanas, onde a marca abriu várias lojas e ainda assinou o figurino de 16 filmes e produções.
A maison transitou pelas mãos de alguns estilistas após a morte de Balmain em 1982, até que, em 2005, Christophe Decarnin, assumiu a parte criativa da marca, se tornando o principal responsável pela volta da maison aos holofotes. Anos depois, em 2011, com a saída de Decarnin, a maison foi assumida pelo seu assistente, Olivier Rousteing, que passou a dar seu toque pessoal à marca, misturando o luxo com o urbano.