Ailton Graça chega aos 50 anos nesta terça-feira (9) e vivendo um momento especial na carreira. No elenco da novela "Império", o ator vem se destacando como o cabeleireiro e dono de salão Xana Summer na trama de Aguinaldo Silva. "O ator é movido a desafios, e esse é um desafio. É inusitado, porque eu estou trabalhando com o desconhecido", declarou Ailton em entrevista ao "Video Show". "Eu fico pescando, roubando alguns trejeitos para a Xana das pessoas que trabalham aqui com a gente", explicou.
E declara que está se sentindo realizado com o personagem. "Vou confessar que o que tem me deixado feliz é ter recebido, nesta idade, a Xana. Estou espantado com a aceitação do personagem, com o diálogo nas redes sociais. Pediram até para eu criar uma fanpage só da Xana. Os fãs falam que ajudam, que é importante", surpreende-se Ailton, em recente entrevista ao jornal "Extra".
"A aceitação das crianças é a grande referência. Elas não foram educadas para ter o preconceito. Isso ela adquire no momento que se torna adulta, dentro das famílias, nas escolas. Ela vai sendo moldada para criar conceitos sobre o outro. Minha felicidade maior está em reunir na Xana todos esses conceitos, inclusive o de ser gordinho. Ele não está atrás de seduzir pelo corpo, mas pela alma", acrescentou.
Maquiagem e produção, aliados a um ótimo trabalho de interpretação, ajudam a compor Xana, que se resume em carisma e sucesso.
Nascido em São Paulo, o ator também é apaixonado por Carnaval e já até conquistou o posto de mestre-sala e coreógrafo de algumas escolas de samba como Gaviões da Fiel e X-9 Paulistana. Ao longo de sua jornada, ele sempre demonstrou sua capacidade quando o assunto é trabalho: já foi camelô, fiscal de lotação e vendedor, mas foi no teatro que o artista encontrou seu talento.
Dentre os papéis já interpretados ao longo de sua carreira artística, ele também se destacou com o personagem cômico Silas, na novela "Avenida Brasil" (2012), em que fez par romântico com Heloisa Perissé e recentemente viveu um ex-seminarista que desistiu da carreira para ser pai de Juliano, Buno Gissoni, em "Flor do caribe" (2013). Outro papel que foi um grande sucesso foi em "América" (2005), de Gloria Perez, quando interpretou Feitosa, o "negão de tirar o chapéu" cantado por Alcione na trilha sonora da novela com a música "Meu Ébano".
Aílton é casado desde 1999 com a atriz Kátia Naiane e tem um filho de seu primeiro casamento, Vinícius.
Mania de colecionar!
Aílton Graça não nega sua fissura por acessórios. O ator conta que tem inúmeros chapéus e tênis como uma forma de "hobby". Sempre que viaja, os chapéus são as lembranças que o artista não abre mão de trazer na bagagem. "Tenho que admitir que sou viciado em chapéus, principalmente o panamá e a boina, mas não descarto nenhum outro modelo. Tenho até do boi-bumbá".
E para celebrar os 50 anos do ator, Purepeople reuniu fotos dos momentos mais importantes de sua vida e carreira. Confira!