Adriane Galisteu acaba de lançar a série biográfica "Barras Invisíveis", da plataforma de streaming Universal+. A apresentadora de "A Fazenda", cuja nova temporada estreia em um mês, revelou ter recebido diagnóstico de otosclerose, uma doença degenerativa que pode levar à perda de audição.
"Eu já falei com alguns médicos, não há uma ordem. Tem gente que perde a audição em um ano e tem gente que perde em 30 anos. E eu não sei como vai ser", disse Galisteu, que é mãe de Vittório, com 14 anos recém-completados.
Por conta da condição, Adriane desistiu da ideia de se tornar mãe novamente após os 50 anos. Ela manifestou a vontade publicamente após a última gravidez de Claudia Raia. A estrela cogitou tratamentos alternativos, mas desistiu por conta do risco. Há chances de os sintomas da doença piorarem por conta do aumento dos hormônios durante a gestação.
"Eu me conheço muito bem. Se eu não tivesse passado por isso, eu já teria ficado grávida, pelo menos mais um filho eu teria. Eu dou um passo para frente e dois para trás. Por quê? Por causa dessa questão", admitiu a famosa, adepta da técnica de beleza conhecida como ginástica facial.
Segundo informações do site do doutor Dráuzio Varella, otosclerose é uma doença provocada pela reabsorção e crescimento anormal de tecido ósseo endurecido, que impede a movimentação do estribo e interfere na condução das vibrações sonoras da orelha média para a orelha interna.
As causas ainda não estão totalmente esclarecidas, mas a principal hipótese é que a otosclerose tem caráter genético e hereditário, apesar de já terem sido registrados casos sem precedentes no histórico familiar. Entre os fatores de risco que podem causar a manifestação da doença, estão distúrbios vasculares, metabólicos, hormonais e autoimunes, infecções por vírus e traumatismos.