Lucas Estevam, youtuber de viagens, se chateou com a repercussão de seu vídeo sobre o ATR 72, avião da VoePass que caiu na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (09/08).
O influenciador digital havia publicado em seu canal no YouTube, Estevam Pelo Mundo, havia publicado há 11 dias um vídeo falando da segurança e qualidade da aeronave, mas a repercussão acabou saindo do sentido original.
Internautas começaram a espalhar que Estevam já havia feito uma 'previsão' sobre o acidente aéreo ao expor os problemas do ATR 72.
"O avião que caiu é, sim, um avião seguro. A gente não sabe se foi um erro mecânico ou um erro humano. A grande maioria de acidentes na aviação são por causa de erros humanos. Estão falando: 'ah, o Estevam previu, era um avião perigoso'. O que eu falo no vídeo?", questionou ele, nos stories de seu Instagram.
Estevam ainda reclamou de internautas que viram apenas o título e não assistiram o vídeo completo, que tem 21 minutos. "Se não viu, não comente absurdos. Eu fiz um vídeo explicando a segurança do avião", disse.
O modelo no qual Lucas viajou tinha capacidade para 72 passageiros, enquanto o que sofreu a queda em Vinhedo tinha 68. Na ocasião, o youtuber viajava de Ribeirão Preto (SP) até São Paulo. Das 62 pessoas a bordo, não houve nenhum sobrevivente.
No YouTube, Lucas alterou o título do vídeo, que antes era o seguinte: 'O Perigo de Voar no ATR 72 da VoePass - é seguro ou perigoso?'. Agora, o novo título diz: 'Voando no ATR 72 da VoePass! Como realmente é voar de Passaredo?'.
Na descrição da publicação, ele ainda incluiu uma frase se solidarizando com as famílias das vítimas do acidente aéreo e explicando essa mudança de título:
"Nos solidarizamos a todas as vítimas, famílias e amigos da tragédia da VOEPASS. Em respeito a eles, alteramos o título do vídeo para que outros veículos não o utilizem de forma sensacionalista ou enganosa. Não gostaria que ocorresse esse tipo de engajamento. Então peço o respeito de todos."