Karl Lagerfeld foi o grande responsável por reinventar a Chanel , após o falecimento de Coco Chanel, em 1971: foi ele quem recriou o icônico terno Chanel, o clássico vestidinho preto, os preciosos tweeds, os sapatos de dois tons e, claro, as famosas bolsas acolchoadas da label francesa. Mas a sua história vai muito além disso e começou bem antes de sua entrada na grife, que hoje tem até celebs brasileiras como embaixadoras. O estilista, que faleceu em Paris nesta terça-feira (19), era sempre visto de rabo de cavalo e óculos escuros, evitava dizer sua real idade, e também explorou muitos horizontes artísticos, incluindo fotografia e curtas-metragens em sua carreira. Para homenagear este ícone fashion, nós reunimos 5 coisas que você, provavelmente, não sabia sobre ele.
Lagerfeld começou sua carreira na Balmain, grife queridinha de muitas celebridades até hoje. Ele foi contratado como assistente de Pierre Balmain em 1955, após vencer um concurso de design. Karl foi o vencedor na categoria de casacos, e o acontecimento foi um grande marco para sua carreira.
Em 1983, Karl Lagerfeld foi nomeado diretor criativo pela Chanel com a proposta de eternizar o estilo da fundadora, Coco Chanel, falecida em 1971, mas também para trazer de volta o sucesso da marca, que estava à beira da falência. Lagerfeld levou modernidade e renovação para a maison ao conseguir manter as características marcantes e o legado da icônica marca francesa: Karl foi responsável por lançar peças incríveis e ousadas, sem perder a essência da grife. As bolsas Chanel, por exemplo, aparecem em novos tecidos, tons e formas a cada coleção.
Para Karl, ser elegante estava na essência! Durante uma entrevista ao programa "Fantástico", da Rede Globo, em 2013, o estilista afirmou: "Elegância não tem a ver só com roupas. Se você é uma pessoa elegante, você é elegante em jeans e camiseta. Se você não é, você fica vulgar em jeans e camiseta. É uma questão de atitude".
Karl era reconhecido em todo o mundo por seus óculos escuros, luvas sem dedos e colarinhos altos e engomados, além dos cabelos brancos presos sempre em um rabo de cavalo, que tornou-se icônico ainda em 1976. Na revista masculina "M", o designer revelou que nos anos 70 se cansou de ter cabelos longos e cacheados, então fez um rabo de cavalo, que foi seu hairstyle exclusivo desde então.
Além de designer de moda, Lagerfeld também foi fotógrafo. Tudo começou em 1987, quando ele começou a filmar as campanhas da Chanel, além de vários editoriais de moda de revistas com famosas como Sarah Jessica Parker e Victoria Beckham. Em 1997, o estilista lançou um livro com uma série de fotos nuas de modelos e celebridades, chamado de "Visionaire 23: New Emperor's Clothes".