Santo (Domingos Montagner) vai descobrir que Carlos (Marcelo Serrado) está envolvido no desaparecimento de Martim (Lee Taylor), na penúltima semana da novela "Velho Chico". Como o novo Saruê deu sumiço no corpo, o jornalista é dado como desaparecido e o ex-marido de Luzia (Lucy Alves) resolve investigar os últimos passos dele. Depois que recebe anonimamente as últimas imagens que o fotógrafo fez, em que o coronel recebe propina de um empreiteiro, ele procura Bento (Irandhir Santos) e Afrânio (Antonio Fagundes). As cenas estão previstas para irem ao ar a partir do capítulo de sábado (17).
De acordo com o colunista de TV Daniel Castro, tudo acontece depois que Luzia provoca a prisão de Bento, para evitar que ele também se torne vítima, assim como o amigo. O vereador ainda faz um alerta ao irmão, para que ele não investigue: "Martim é filho do coronel, Santo. Se fizeram alguma coisa com ele, vão fazer muito pior com qualquer um de nós". Ainda assim, Santo vai atrás de informações e fica sabendo que o irmão e Tereza (Camila Pitanga) esteve em uma cidadezinha próxima a Grotas, visitando uma empresa que os Saruês usavam para vencer licitações.
Ele comenta sua descoberta com Beatriz (Dira Paes), que questiona se Martim não descobriu nada, e Santo rebate: "Ou descobriu mais do que devia. A empresa estava operando até pouco tempo atrás, Martim pode ter investigado pelos arredores". Em seguida, o agricultor vai até a pousada em que o jornalista estava hospedado e pergunta ao recepcionista: "Na verdade, vim atrás de informação. Estou procurando um amigo meu, o nome dele é Martim. Ele não é daqui. É um pouco mais baixo que eu, cabelo encaracolado, fotógrafo". "Olhe, já disse que não conheço ninguém assim, não. Já veio gente atrás dele aqui. Sinhô faz favor de ir s'embora daqui! Num quero enrosco pro meu lado", responde o atendente, com receio.
Santo vê as provas da corrupção de Carlos
Insistente, Santo deixa com ele seu endereço e telefone para o caso de surgir alguma novidade. E como o recepcionista encontrou as imagens feitas por Martim, dias depois acaba tomando coragem de ir a Grotas e coloca o cartão de memória num envelope, que empurra por debaixo da porta da casa do irmão de Bento. Quando encontra o envelope e vê o conteúdo, Santo imprime as fotos e leva para o vereador ver, na prisão. "Recebi um cartão de memória com essas fotos dentro. Pelo visto vocês estavam no caminho certo. Pensei que você fosse gostar disso", comenta.
Mas Bento não se anima. "Era tudo que eu mais queria, mas se tivesse vindo antes. Essas fotos com o dossiê eram o bastante para colocar o Saruê atrás das grades. Então que elas sem o resto não provam nada. É só um sujeito com uma mala de dinheiro. Eles sabem que estamos atrás dele. Eles desmontaram uma empresa toda, mano, assim", diz, estalando os dedos, e completa: "A uma altura dessas, a queima de arquivo tá toda feita. Quem quiser desemaranhar esse novelo tem que procurar outra ponta, porque essa já foi". Diante disso, Santo então resolve ir até a fazenda Sá Ribeiro e mostrar as fotos para Afrânio, que pressiona Carlos para saber do filho.
(Por Samyta Nunes)