Depois de ter abandonado Afrânio (Antonio Fagundes) na fazenda Sá Ribeiro, Iolanda (Christiane Torloni) volta para Salvador decidida a recomeçar sua vida, nos últimos capítulos da novela "Velho Chico". Incentivada por Matilde (Nadia Nardini) a retomar sua carreira de cantora, ela chama Amadeu (Juan Alba) para acompanhá-la nos shows. Com os cabelos soltos e um novo visual, a então ex-mulher do coronel encontra o pianista para o primeiro ensaio.
De acordo com a coluna Telinha do jornal "Extra", Iolanda começa o encontro se desculpando pelo chamado de surpresa: "Te peço desculpas ligar assim, de última hora, Amadeu. É que tenho uma amiga, que não descansa enquanto não me colocar maluca!". Com um sorriso no rosto, ele diz: "Então é a ela quem eu devo agradecer pelo convite?". Matilde então se apresenta e afirma que já ouviu falar muito dele.
O músico fica espantado. "Iolanda fala de mim?", pergunta. E Iolanda comenta: "Até porque, de todos os músicos que tocaram comigo, você é o único que se encontra sete palmos acima da terra!". "Não pela vontade dos coronéis desse sertão!", Amadeu rebate, lembrando as ameaças que sofreu de Cícero (Marcos Palmeira) a mando de Afrânio, quando o coronel descobriu que sua mulher dava aulas de dança acompanhada por ele no piano.
Iolanda dá a entender para Amadeu que está separada
Matilde vê os dois trocarem sorrisos e sente um clima nascendo, mas a cantora se apressa em cortar: "Se acostume com isso, Matilde, ele é assim mesmo, abusado...". "Posso ser abusado, mas, pelo que estou vendo, você não encontrou nada melhor!", ele responde, e Iolanda avisa que nem sequer chegou a procurar. "Não vamos perder tempo com velhas conversas... temos um repertório para montar e muito o que ensaiar. Isso é, se o seu coronel não se incomodar com isso", sonda ele.
Iolanda é direta: "Tive um grande amor, mas nunca tive um dono, muito menos um coronel", como o pianista fica sem entender, ela completa: "Coronel Saruê não existe mais... pelo menos, não para mim!". Na sequência, ele vai para o piano e as duas se aproximam para começarem a definir os rumos dos shows. Apesar o flerte, a cantora vai ficar com Afrânio no final da novela das nove.
O pai de Tereza (Camila Pitanga) depois de um mergulho no rio São Francisco, emerge sem a peruca e deixa de lado seus trajes de Saruê. Ele vai atrás de Iolanda em Salvador e leva uma rosa a um de seus shows, como fez na juventude, ainda na primeira fase da trama. Depois, denuncia o esquema de corrupção dos políticos de Grotas e região, e terá um final feliz ao lado da família. O destino do patriarca dos de Sá Ribeiro seria morrer afogado após se jogar no rio atrás de Martim (Lee Taylor), mas foi alterado por causa da trágica morte de Domingos Montagner.
(Por Samyta Nunes)