Na segunda fase da novela "Velho Chico", Santo (Domingos Montagner) aparece casado com Luzia (Lucy Alves). No entanto, apesar de ter seguido em frente, o casal continua sendo assombrado pelas lembranças de Tereza (Camila Pitanga). Ao saber que a filha de Afrânio (Antonio Fagundes) voltou à cidade, Luzia teme um reencontro do marido com sua paixão do passado. As informações são do colunista de TV Daniel Castro.
Tereza retorna à terra natal com Miguel (Gabriel Leone), que Luzia sabe ser filho de Santo, mas nunca contou ao marido. Ansiosa com a volta da rival, ela desabafa com a sogra, Piedade (Zezita Matos), seu receio que Santo volte a trabalhar na cooperativa que presta serviço para Afrânio.
"Ocê qué apartá Santo do mundo. Homi num é bicho de casa, é mei bicho do mundo, aprecia tê seus companheiro de prosa, de trabalho", diz a matriarca. "O causo é que tem uma sombra, a sinhora sabe", fala Luzia. "Ora mais... Isso é coisa antiga e enterrada!", rebate a sogra.
Luzia, então, reclama que sente o companheiro distante, como se tivesse sentimento por outra pessoa. "Às veiz sinto ele longe, navegando em outros sentimento que não são pra mim. Sinto como se ele não fosse todo meu", explica. "Você quer demais, Luzia. Tem uma parte do homi que é só dele, que é dos seus sonho... Igual que nóis", rebate Piedade. "É diferente, tia. Dum jeito que eu não consigo entendê. Parece que a raiva do coronel... Parece que é tudo por causa dela!", conclui Luzia, referindo-se a Tereza.
Piedade fica nervosa com a insinuação da nora, já que a família tem motivo de sobra para odiar o coronel, pois acreditam que ele foi o responsável pela morte de Belmiro (Chico Diaz). "Não diga uma coisa dessa! Ele perdeu o pai por causa dessa briga, e tudo o que aquele homi tem feito na vida é atazaná a vida dele! A raiva de Santo é a mesma que a minha, a mesma que a do Bento (Irandhir Santos), é a mesma de todo mundo que esse um - que não digo o nome - desgraçô!", dispara.
Luzia se desculpa por tocar em um assunto delicado para Piedade e reforça que seu medo é de que sua filha Olívia (Giullia Buscacio) convença o pai a trabalhar na cooperativa, o que o deixará mais próximo da família do Saruê.
(Por Patrícia Dias)