Desde que Santo (Domingos Montagner) e Tereza (Camila Pitanga) se entregaram novamente à paixão que sentem um pelo outro, seus respectivos casamentos vão de mal a pior, na novela "Velho Chico". Nos próximos capítulos da trama das nove, Carlos Eduardo (Marcelo Serrado) se insinua para Luzia (Lucy Alves) e propõe que eles transem para se vingar, já que estão sendo traídos. Depois de relutar, a príncípio, a dona de casa acaba concordando e vai para a cama com o deputado, mas se arrependendo e o rejeita quando ele tenta uma nova investida sexual
De acordo com a colunista Patrícia Kogut, do jornal carioca "O Globo", tudo acontece quando Carlos e Luzia se reencontram, após a primeira transa, e o político faz provocações ao saber que Santo não se interessa mais sexualmente por ela. "Cada vez entendo menos a cabeça de Santo. Com uma mulher feito você, buscar certos prazeres fora de casa não faz o menor sentido".
Completamente obcecada pelo marido desde a juventude e capaz de tudo por ele, Luzia demonstra que se arrependeu da empreitada e evita a aproximação. O sucessor do Coronel Saurê (Antonio Fagundes) argumenta, dizendo que se eles seguirem juntos, ela pode ainda reconquistar Santo. Mas a mãe de Olívia (Giullia Buscacio) e Isabel (Rayza Alcântara) continua rejeitando-o e avisa: "Me deitei com você porque tive ódio e por vingança. Mas me deitei porque quis, deputado, e já me arrependo disso!".
Santo lembra que Luzia se casou grávida e ela fica revoltada
As brigas entre Luzia e Santo vão se tornar mais e mais constantes, até que o presidente da cooperativa decide se separar, o que deixa-a completamente fora de si. Em uma das discussões, ele afirma que esperou a vida inteira por Tereza (Camila Pitanga), e a dona de casa reclama, alegando que os dois formaram uma família: "Você abriu espaço pra mim em sua vida e a gente se casou, Santo...".
É então que no meio da briga o agricultor faz uma revelação para o público que - tudo indica - vai ser a chave para fazer com que o amor de Olívia e Miguel (Gabriel Leone) não seja mais incestuoso. "Você tava grávida, Luzia... Era o certo a se fazer, mas não era o que meu coração queria ter feito", ele diz. Diante dessa afirmação, a sanfoneira perde o controle e bate a prórpia cabeça contra uma parede. "O que é que você tá fazendo, Luzia? O que você tá fazendo de tua vida, mulher?... O que você tá fazendo da vida de tua família?...", comenta consigo mesma.
(Por Samyta Nunes)