Uma homenagem de Padre Benício (Carlos Vereza) a Belmiro (Chico Diaz) vai deixar Afrânio (Antonio Fagundes) furioso a ponto de ameaçar matar o religioso, nos próximos capítulos da novela "Velho Chico". O coronel se irrita porque sabe que o povo acredita que foi ele o responsável pela morte do pai de Santo (Domingos Montagner) - embora não tenha encomendado esse crime - e comenta com Carlos Eduardo (Marcelo Serrado): "Se me der nas veneta, boto ele pra rezar missa no inferno".
De acordo com o colunista de TV Daniel Castro, tudo acontece na missa de abertura da pega de boi, uma competição em que vaqueiros saem em busca de um animal valente. Afrânio faz uma doação para financiar o evento, mas não gosta nada do que ouve durante o discurso do padre. "Não posso deixar de fazer uma justa homenagem ao maior vaqueiro que vi, e um dos maiores homens que Deus me deu a honra de conhecer: Belmiro dos Anjos! Mais uma vítima da impunidade e do descaso das leis dos homens", declara Benício durante a celebração.
Incomodado, o pai de Tereza (Camila Pitanga) diz ao genro: "Tava demorando". Em seguida se levanta e passa a mão no cabo do revólver que carrega consigo. É então que Santo entra, usando o gibão de couro que foi do pai, e segue com a homenagem: "Para Belmiro dos Anjos, nós tiramos o chapéu. Ele agora corre livre nos campos vastos do Céu". Momentos antes de começar a disputa - que será vencida pelo líder da cooperativa - o Saruê reclama: "Não sei onde tava com a cabeça quando fui te ouvir e dar dinheiro pra esse padre vir me chamar de assassino na frente de todo mundo".
Afrânio ameaça matar Belmiro
Carlos tenta argumentar, lembrando que o padre sequer mencionou o nome do coronel, e portanto, não o chamou de assassino, mas Afrânio rebate: "Precisa? Essa gente botou a morte desse um nas minhas costas! Nessas hora chega até a dar saudades de padre Romão (Umberto Magnani), que era cabeça dura, cheio de valores, sermão, princípios, mas não era tão atrevido quanto esse aí".
Na tentativa de acalmar os ânimos, Carlos Eduardo alega que Benício é carismático e conquistou o povo, mas o sogro reage com hostilidade: "Esse padreco num me conhece ainda! Se me dê nas veneta boto ele pra rezar missa no inferno". Sempre político, o deputado avisa que mexer com padre em cidade religiosa é algo muito perigoso, mas o coronel apenas manda que ele cale a boca.
Santo também será ameaçado de morte, já no final da pega de boi, quando oferecer o prêmio a Tereza e se declarar para ela diante de todos. Cícero (Marcos Palmeira) fica possesso e jura vingança. Veja os destaques dos próximos capítulos no nosso Papo de Novela, e também fique por dentro de tudo que vem por aí na novela das nove no resumo da semana.
(Por Samyta Nunes)