O romance de Maria Tereza (Camila Pitanga ) e Santo (Domingos Montagner ) ganha um aliado de peso em "Velho Chico ". Surpreendentemente, Afrânio (Antonio Fagundes ), depois de perder o posto de coronel para Carlos (Marcelo Serrado), aconselha a filha para que não ceda a chantagem do ex-marido, que ameaça denunciar os seus crimes caso ela não desista de se divorciar.
Sabendo do que o deputado é capaz, já que ele chega a apontar uma arma para o agricultor e bate nela, Tereza cogita a possibilidade de se afastar do seu grande amor, mas é incentivada pelo pai a se manter perto dele. Os dois têm uma conversa franca, em que a morena pergunta ao marido de Iolanda (Christiane Torloni ) se o político tem provas suficientes para colocá-lo na cadeia. As informações são de Daniel Castro, do "Notícias da TV".
"É verdade? Carlos pode mandar lhe prender? Não vim aqui lhe julgar, mas eu preciso saber se é verdade o que ele diz!", questiona. Afrânio tenta desconversar, mas revela que grande parte do seu patrimônio foi construído com dinheiro ilegal, exceto a fazenda. "Trouxe o que político nenhum quis trazer para a região! Usei minha influência para vencer licitação e botar essa região toda no mapa", explica o ex-coronel.
"Isso implica superfaturamento, caixa dois, desvio de verba", deduz Tereza, chocada. "Isso é corrupção, isso é crime! Aos meus olhos, um crime hediondo, meu pai!", atesta a mãe de Miguel (Gabriel Leone). Ainda assim, ela não pensa em abandonar o pai nas mãos de Carlos, que deixa bem claro no capítulo que vai ao ar neste sábado (03) que está disposto a tudo para separá-lo de Santo.
"Não tenho palavras para dizer o quanto acho isso errado. Chega a me dar nojo. Mas eu não vou deixar o senhor sozinho, pai", diz Maria Tereza. "Não, minha filha, você vai é ser feliz!", fala Afrânio, às voltas, ainda, com a decisão de Iolanda de deixar a fazenda. A conversa entre pai e filha não para por aí. O ex-coronel acredita que Carlos só quer o seu dinheiro, mas a morena acha que o ex-marido age movido por um desejo de vingança.
"O senhor não conhece Carlos, meu pai. Ele não está nisso pelo dinheiro, ele quer vingança. Ele quer devolver esses trinta anos na mesma moeda!", alerta Tereza. "Isso é entre mim e ele! Você saia por aquela porta e vá ser feliz com esse um que você escolheu. Vá, por favor. Não vou aguentar o peso da sua tristeza. Eu já fiz muita coisa errada, me deixe fazer uma coisa certa! Pelo menos uma vez nessa vida!", implora Afrânio. Essas cenas da novela "Velho Chico" estão previstas para irem ao ar a partir do dia 06 de agosto.
(Por Regiane Jesus)