A Netflix lançou a 4ª temporada de "Sintonia" nesta terça-feira (25). O título é uma das séries brasileiras de maior sucesso no serviço de streaming e mostra a realidade de três jovens moradores de uma favela na cidade de São Paulo. Ele foi criado pelo produtor de funk Kondzilla, mas você sabia que o seriado tem certas inspirações na vida real?
Ainda que não tenha seja 100% inspirada em fatos reais, já foi revelado que certos aspectos da série têm sim referência em acontecimentos da realidade. Um dos personagens principais da trama, por exemplo, representa uma fase da vida do próprio Kondzilla. O artista, no entanto, não quis dizer qual deles foi inspirado na sua história.
Além disso, outra curiosidade muito interessante é que a Vila Áurea, comunidade de onde saem os protagonistas do seriado presente no catálogo da gigante do streaming, não existe na vida real. Ou seja, não há uma favela em São Paulo com esse nome. Por isso, as gravações foram feitas em Jaguaré e em Helipa.
O nome fictício do lugar homenagem à falecida mãe de Kondzilla, que se chamava Áurea, e que morreu em 2008. O jovem Kond, na época, usou o dinheiro recebido pelo seguro de vida da moça para comprar sua primeira câmera profissional e dar início aos seus trabalhos como diretor. Esse foi o início de uma caminha de sucesso que culminou no astro se tornando dono do segundo maior canal de música do mundo no YouTube.
Também há um lugar chamado Vila Áurea na cidade natal de Konzilla, Guarujá, situada no litoral de São Paulo.
A partir da perspectiva de três personagens, 'Sintonia' é uma obra ficcional que explora o universo da música, do crime e da religião na cidade de São Paulo. Doni (Jottapê), Nando (Christian Malheiros) e Rita (Bruna Mascarenhas) cresceram juntos na mesma favela, influenciados pelo funk, pelo tráfico de drogas e por uma igreja evangélica. Apesar de terem tomado caminhos muito diferentes, os três amigos de infância descobrem que, para realizar seus sonhos, eles vão ter que contar com o apoio um do outro.