O "Medida Certa – A Disputa" chega ao fim neste domingo (1) e Gaby Amarantos, César Menotti, Preta Gil e Fábio Porchat são outras pessoas. Os quatro aceitaram os desafios propostos pelo "Fantástico" e durante 90 dias mudaram os hábitos alimentares e a rotina. Mesmo com uma agenda cheia, os artistas encontraram brechas para realizar exercícios físicos e se encontrarem para as provas semanais.
Preta Gil: 10 kg a menos
Preta Gil se animou com o convite de participar do quadro com o intuito de melhorar suas taxas clínicas e fortalecer a musculatura do seu joelho direito. Ela começou o programa com 87 quilos, 42% de gordura corporal e uma baixa densidade de massa magra.
Além da mudança na dieta alimentar, a cantora também incorporou uma série de exercícios físicos à sua rotina diária. A função deles era fazer com que a cantora saísse do sedentarismo e fortalecesse a musculatura do seu joelho, que já foi operado por conta do acúmulo de líquidos. As atividades foram conciliadas aos shows de quase 2 horas que Preta faz durante a semana. Mas nem tudo correu tão bem. Em uma das provas semanais do programa, a filha de Gilberto Gil machucou a articulação.
A recuperação aconteceu durante o programa e exigiu que Preta pegasse um pouco mais leve nos movimentos. Quase 90 dias depois, ela já consegue pedalar com carga intensa, nadar consideráveis distâncias, praticar pilates e fazer shows completos sem sentir o joelho ou ter que colocar gelo após a apresentação. A cantora já perdeu mais de 10 quilos neste período!
Fábio Porchat: fim do sedentarismo
Fábio Porchat começou o programa com um estado de sedentarismo que colocava em risco a sua saúde. Ele estava pesando cerca de 93 quilos e destes, 28% era gordura. "Minhas atividades físicas são dirigir e caminhar de um estúdio para o outro no Projac", disse o humorista no início do quadro.
Ainda segundo ele, seu principal desafio seria encontrar horários para se exercitar, já que não tem rotina. Mas Porchat conseguiu encontrar brechas para fazer atividades ao ar livre e na academia, mesmo que de madrugada. O integrante do canal do Youtube "Porta dos Fundos" acredita ter perdido mais de 10 quilos de gordura, mas não sabe o quanto isso resulta no seu peso corporal já que também ganhou massa magra.
Na reta final do quadro, o humorista sofreu uma lesão enquanto corria no parque do Ibirapuera, em São Paulo. "Torci o pé correndo. Pisei na raiz. Não quebrou nada, só torci feio o ligamento e o médico falou que eu não posso fazer exercícios de alto impacto", contou ao programa na última prova.
Gaby Amarantos: 'Superação'
Gaby Amarantos foi a artista que começou melhor o programa, principalmente na parte laboratorial. Com todos os índices bons ela surpreendeu com porcentagem de gordura no corpo. A paraense tinha 43% de tecido adiposo e 81 quilos de peso total. Buscando melhorar mais a saúde e adquirir novos hábitos alimentares, a artista mergulhou de cabeça no projeto.
A rainha do tecnobrega fez dieta, organizou marmitas para garantir alimentos mais saudáveis e mudou o jeito de viver. As atividades físicas se tornaram uma constante. No início do programa, durante o teste de ergometria, Gaby chegou a pedir uma ambulância e foi comparada a uma mulher de 70 anos.
Como forma de superação, há duas semanas ela deu uma volta completa na Lagoa Rodrigo de Freitas, correndo com Márcio Atalla. "Se eu chegar um dia aos 70 anos eu vou dizer: 'Quando eu tinha 35 anos eu fiz parte de um projeto que mudou a minha vida, o 'Medida Certa'. E nunca é tarde para se cuidar. Superação'", pontuou antes de chorar.
César Menotti: nova rotina
César Menotti tinha as piores taxas laboratoriais. Com mais que o dobro de triglicerídeos e em estado de pré-diabetes por conta de seu índice glicêmico, ele pesava 133 quilos e tinha 38% de gordura corporal. Sua vantagem era que grande parte da sua composição física era de massa magra.
Durante todo o tempo, o cantor queria provar que poderia mudar seus hábitos e se superar. Após exercícios na água, na areia e nas quadras de futebol e tênis, ele perdeu mais de 7 centímetros de cintura e está visivelmente mais magro.
Com grandes problemas para dormir, que foram relatados durante a exibição do quadro, o cantor melhorou a qualidade do sono e mudou sua alimentação. Antes de começar a disputa, ele chegou a publicar uma foto tomando leite condensado direto da caixa, avisando que seria a última vez que ele iria fazer aquilo. Com hábitos mais saudáveis, nas últimas semanas Menotti faz exercícios por vontade própria e já trocou o que costuma comer.
Os resultados finais dos participantes do programa serão conhecidos nesta domingo (1), assim como a dupla vencedora.