O "Jornal Nacional" e o "Globo Repórter" estão concorrendo ao Emmy Internacional 2013, o prêmio mais importante da televisão mundial. A lista dos programas finalistas, que estão na disputa do troféu, foi divulgada nesta quarta-feira (14) pela Academia Internacional de Televisão.
O "Jornal Nacional", editado porWilliam Bonner, está concorrendo com uma reportagem que foi ao ar em 2012 sobre o desabamento de três prédios no Centro do Rio de Janeiro. O registro da cobertura do acidente que matou 22 pessoas concorre com outras reportagens da Alemanha, do Reino Unido e das Filipinas na categoria "Notícias".
Já o "Globo Repórter" disputa a estatueta dourada na categoria "Atualidades". O programa concorre com a reportagem especial sobre os rituais dos Enawenê-Nawê, uma tribo indígena muito reclusa da Amazônia. O repórter Francisco José ficou um mês com o povo da floresta e registrou a rotina deles para a televisão. O especial concorre com matérias da Romênia, das Filipinas e do Reino Unido.
Em 2012 "O Astro" levou a melhor na categoria "Novela" e a série de televisão "A Mulher Invisível" na categoria "Comédia". O "JN", como é carinhosamente chamado, já ganhou em 2011. A cerimônia de premiação acontece dia 1° de outubro, no Lincoln Center, em Nova York.