Uma tragédia acontece já no primeiro capítulo de "Joia Rara", que vai ao ar nesta segunda-feira (16). Movido pela inveja, Manfred (Carmo Dalla Vecchia) sabota o equipamento de Franz (Bruno Gagliasso), seu meio-irmão, quando os dois estão escalando os Himalaias junto com Eurico (Sacha Bali). Com a queda, o filho de Ernest (José de Abreu) desmaia e logo depois uma avalanche atinge o grupo.
Franz é encontrado por Jampa (Fabio Yoshihara), que o vê desacordado ao passar pelo local. O monge o leva para Padma Ling, o fictício mosteiro da trama. Entre a vida e a morte, o rapaz é cuidado com ervas especiais e devidamente alimentado. Eurico, porém, não tem a mesma sorte e acaba morrendo no acidente, ao qual Manfred pensa ser o único a ter sobrevivido.
Ao acordar, alguns dias depois, Franz vê Ananda (Nelson Xavier), o líder espiritual dos monges, velando seu sono sentado aos pés de sua cama. A primeira coisa que pergunta é sobre os companheiros de escalada, e fica triste quando recebe a notícia de que eles não foram encontrados na montanha. Na tentativa de consolá-lo, o mestre budista diz que a a morte não é o fim e que a sabedoria está em saber acompanhar os movimentos da vida, pois não se pode controlar o destino. Mas o brasileiro é cético e afirma que não acredita em reencarnação.
Depois de um mês, Franz já está entrosado com os monges, e até lhes ensina a jogar futebol, além de contar histórias sobre Brasil. Mas como já está totalmente recuperado, chega a hora de voltar para casa. Triste, o rapaz se despede do amigo acreditando que não voltará a vê-lo nunca mais. Só que Ananda faz uma profecia: quem sabe eles se reencontram em uma outra vida?.
De volta ao Brasil, o jovem vai conhecer Amélia (Bianca Bin), que será seu grande amor , e com quem terá uma filha, Pérola (Mel Maia ).