A loucura de Manfred (Carmo Dalla Vecchia) está passando de todos os limites em "Joia Rara", mas ainda assim o dissimulado vai conseguir ter alta de um hospital psiquiátrico após uma internação. Porém, no capítulo que vai ao ar em 24 de fevereiro o vilão coloca Amélia (Bianca Bin) em maus lençóis ao afirmar para Ernest (José de Abreu) que namorou a mulher de Franz (Bruno Gagliasso) e que Pérola (Mel Maia) é sua filha.
Depois de sair do sanatório, Manfred vai direto para a mansão Hauser e confronta Ernest, dizendo que ele não deveria ter expulsado Gertrude (Ana Lúcia Torre) de casa. Com um pressentimento ruim, Pérola insiste para que Franz (Bruno Gagliasso) a leve para visitar o avô e quando chega lá, ela consegue comover o mau-caráter ao lhe dar um abraço carinhoso.
Gertrude e Venceslau (Reginaldo Faria) aparecem e levam Manfred embora, mas não demora muito ele já está atrás novamente de Amélia, por quem nutre uma verdadeira obsessão, e acaba atacando-a. A moça tenta se desvencilhar, mas se assusta quando ouve o bandido devanear sobre um possível romance que teve com ela e que vai contar para Franz que eles foram namorados.
Contudo, a afirmação não é apenas um surto do vilão, pois ao contar para Gaia (Ana Cecília Costa) o acontecido, Amélia é aconselhada pela amiga a contar para Franz que saiu com Manfred antes de conhecê-lo. E para piorar, em um novo encontro com Ernest, ele diz é o verdadeiro pai de Pérola. A princípio o suíço se recusa a acreditar no que acabou de ouvir, mas fica desconfiado. Na tentativa de evitar mais problemas, Amelinha tenta contar para Franz sobre o passado, mas é interrompida pela filha. Será que essa mentira vai conseguir separar o casal protagonista?