O embate judicial pela guarda de Tavinho (Xande Valois) vai terminar no capítulo que vai ao ar em 13 de fevereiro, em "Joia Rara". Depois de passarem mais de dez anos separados do filho, Toni (Thiago Lacerda) e Gaia (Ana Cecília Costa) conseguem legalmente a guarda de Tavinho (Xande Valois), para tristeza de Laura (Claudia Ohana).
Desde que descobriram que o pequeno Giuseppe havia sido adotado por Laura e Valter (Leopoldo Pacheco) depois de ter ido parar em um orfanato, Toni e Gaia vem lutando para reaver a criança, tirada de seus braços por uma armação de Ernest (José de Abreu) e Manfred (Carmo Dalla Vecchia). A mãe adotiva chegou a tentar fugir com o menino, com medo de perdê-lo, porém os pais biológicos entraram na Justiça e então a guerra judicial teve início.
Disposta a recuperar a vida que perdeu quando foi deportada e mandada para um campo de concentração, Gaia já conseguiu passar uma noite com o ex-marido - o que causou a separação de Toni e Hilda (Luiza Valdetaro) -, e o segundo passo acontece quando o juiz dá a guarda de Tavinho a eles. Arrasada, após a sentença, Laura arruma as malas do garoto e o leva para o cortiço, onde os pais dão uma festa para recebê-lo.