De tanto sofrer nas mãos de Manfred (Carmo Dalla Vecchia), Ernest (José de Abreu) está caminhando para sua redenção em "Joia Rara". No capítulo que vai ao ar em 3 de fevereiro, o patriarca dos Hauser vai dar uma prova de que está se tornando uma pessoa melhor ao declarar que está arrependido de tudo que fez e pede para ir morar na casa de Amélia (Bianca Bin), no cortiço.
Tudo começa quando Ernest escuta uma conversa entre Manfred e Gertrude (Ana Lúcia Torre) em que ele confessa que foi o responsável pelo acidente que vitimou Silvia (Nathalia Dill). O suíço então decide fazer uma busca no quarto do vilão e acaba encontrando as provas que a ruiva havia reunido sobre a morte de Catarina.
Com os documentos em mãos, Ernest marca um encontro com Amélia, a fim de entregar as provas, mas Manfred o impede de sair de casa. Os dois brigam e o pai de Franz (Bruno Gagliasso) passa mal e tem de ser levado para o hospital. Lá, ele recebe a visita da nora, conta o que descobriu sobre o suposto filho e pede que ela o receba para morar um tempo em sua casa, no cortiço.
Depois de ouvir o sogro dizer que está arrependido de tudo o que fez contra eles, Amélia decide permitir que Ernest more com ela e Pérola (Mel Maia) fica radiante. Mas sua vida não será fácil. Quando ele vai banhor no chuveiro coletivo do cortiço, os moradores fazem comentários desagradáveis e, para piorar, Manfred chega nesse momento e tripudia do ex-vilão.