Aguinaldo Silva montou um esquema para evitar o vazamento dos desfechos da novela "Império", mas, pelo visto, não teve sucesso. Depois de ser revelado que Fabrício Melgaço é José Pedro (Caio Blat) e que o Comendador será morto pelo filho no último capítulo, outro desfecho eletrizante vem à tona. Antes de ser assassinado, Zé Alfredo (Alexandre Nero) vai matar Maurílio (Carmo Dalla Vecchia), enquanto Josué (Roberto Birindelli) irá tirar a vida de Silviano (Othon Bastos).
Segundo a colunista Patrícia Kogut, do jornal "O Globo", essa sequência vai acontecer quando o homem de preto for atrás de Cristina (Leandra Leal), que será sequestrada por José Pedro. O vilão exigirá como pagamento do resgate toda a fortuna que estava enterrada na piscina da casa de Petrópolis, mas o Comendador não fará a vontade do primogênito. Com a ajuda de Josué, Zé Alfredo irá à casa de Silviano e, lá, encontrará uma foto de uma antiga fábrica que o mordomo era o dono no passado.
Ao descobrir com Maria Marta (Lilia Cabral) que o imóvel fica na Zona Oeste do Rio, o empresário seguirá para lá, armado, com seu capanga. Depois de muito procurar, os dois encontrarão o local e serão recebidos a tiros por Maurílio, que em seguida, correrá. Após uma perseguição, o biólogo abordará o Comendador de surpresa e apontará um revólver para o peito do homem de preto.
Pai e filho se enfrentarão cara a cara
"Jogue a arma no chão", vai ordenar Maurílio, sendo obedecido por Zé Alfredo. "Se chegou a minha hora, então seja breve", pedirá o empresário. "Seu desejo é uma ordem", irá responder o biólogo, que, em seguida, será distraído com uma lata por Josué. Rapidamente, o Comendador vai pegar a arma do chão e dará um tiro no rival, que cairá morto. "Maurílio já foi para o inferno! Quem vai ser o próximo a fazer companhia para ele?", perguntará Zé Alfredo, aos berros, no galpão.
Em seguida, Zé Pedro aparecerá com a arma na cintura, mas, para impressionar, subirá em um guindaste e se comunicará do alto. "Eu disse para ficar aguardando meu telefonema", alertará o vilão. "Mas, como nunca dei a menor importância ao que você diz, tratei de descobrir onde é que você estava para lhe dizer cara a cara o que decidi sobre a sua proposta", responderá Zé Alfredo, desafiando-o.
"Vai fazer a transferência do dinheiro para mim?", perguntará Zé Pedro. "Não, enquanto Josué cuida do Silviano (que estará sob a arma do motorista), vou soltar a Cristina e lhe dar a lição que você merece", ameaçará o Comendador. Nisso, Cristina dará um chute na alavanca e o guindaste com o irmão descerá. Em seguida, ele perderá o equilíbrio e cairá. O Comendador vai pular em cima dele, retirar sua arma e dará uma coronhada no filho, que desmaiará.
Final trágico com Zé Alfredo morto
Com Cristina desamarrada, José Alfredo irá embora com a filha e Josué. Aproveitando esse descuido, Silviano dará um tiro no ombro do capanga do homem de preto, que revidará com vários tiros e matará o mordomo. Mas o final não será feliz. Quando estiverem deixando o local, José Pedro acordará e irá disparar um tiro, que acertará o pai nas costas.