Na novela "Império", o surgimento de Cristina (Leandra Leal) como possível filha e consequentemente herdeira de José Alfredo (Alexandre Nero) vai causar muito rebuliço. E depois de ver uma carta da moça abrindo mão do parentesco, o Comendador toma uma decisão que vai deixar sua família em polvorosa. As cenas vão ao ar na semana que vem na trama das nove exibida originalmente entre 2014 e 2015.
Quando Maria Marta (Lilia Cabral) conta aos filhos sobre a existência de Cristina, a notícia cai como um bomba em suas cabeças. Ambicioso, José Pedro (Caio Blat) reclama da possibilidade de ter mais uma irmã e Maria Clara (Andreia Horta) o repreende, indignada com as palavras do irmão.
Esperta, a matriarca vai à Santa Teresa e oferece dinheiro à bastarda para que ela se afaste de seu marido e desista de exigir seus direitos de filha, caso a paternidade seja comprovada e reconhecida. A vilã promete ajudar a moça a tirar Elivaldo (Rafael Losso) da cadeia e lhe entrega um cheque em troca de uma carta em que ela renuncia ao parentesco que tem com Zé Alfredo - seja de filha ou de sobrinha.
Cristina aceita o trato e escreve a carta. Vitoriosa, Maria Marta entrega o papel ao marido, que o guarda em seu cofre. E, para surpresa de todos, o Comendador convoca uma reunião para fazer um comunicado. Diante dos herdeiros, ele anuncia que ninguém vai substituí-lo na empresa.
Ao ouvir isso, José Pedro fica revoltado, é claro. Mas Maria Marta o tranquiliza e tenta acalmá-lo dizendo que é preciso esperar a hora certa para assumir seu lugar no Império das Joias. Ainda assim o irmão de João Lucas (Daniel Rocha) não se conforma e conversa sobre o discurso do pai com Danielle (Maria Ribeiro), que o aconselha a ir falar com José Alfredo.
Questionado mais uma vez pelo filho mais velho sobre a sucessão da empresa, o Comendador perde a paciência e o trata com rispidez. E no final da trama de Aguinaldo Silva, você se lembra o que ocorreu com José Alfredo? E quem foi o responsável por uma tragédia em família?
"Império" voltou ao ar para ocupar a faixa das nove depois do novo adiamento de "Um Lugar ao Sol", que trará Cauã Reymond vivendo irmãos gêmeos que crescem separados, mas trocam de lugar quando um deles sofre um acidente. O folhetim estava previsto inicialmente para maio do ano passado, mas tem sofrido alterações na data de estreia por conta da pandemia do novo coronavírus.
(Texto atualizado por Guilherme Guidorizzi)