A novela "Império" (2014-2015) vai começar a mostrar o verdadeiro caráter alguns personagens. Um deles é Enrico (Joaquim Lopes), que além de ser um chef exigente e muito arrogante com seus funcionários, vai mostrar que também é capaz de passar por cima dos outros para se dar bem. Quando Vicente (Rafael Cardoso) deixa José Alfredo (Alexandre Nero) encantado pelos pratos diferentes que cria em seu restaurante, o noivo de Maria Clara (Andreia Horta), jovem que ganhou uma meia-irmã por parte de pai, assume a autoria dos mesmos, se aproveitando do talento do funcionário.
Essas cenas serão reprisadas na semana que vem no folhetim das nove que ocupa novamente a faixa com o novo adiamento de "Um Lugar ao Sol", prevista inicialmente para maio de 2020 e que retomou as gravações nesta semana após mais uma paralisação. Enquanto isso em "Império", Enrico não poupa críticas a ninguém que trabalha em sua cozinha.
Desde o primeiro molho que pediu para Vicente fazer, como teste para ajudante de cozinheiro, o chef foi extremamente grosso e disse que ali as coisas teriam de ser feitas do seu jeito. Orgulhoso do próprio nome no ramo gastronômico, ele começa a se incomodar com os elogios recebidos pelo novato, principalmente aqueles feitos por sua noiva.
Quando percebe que o novo ajudante está se adaptando bem, Enrico pensa em conversar com ele sobre algumas mudanças que pretende fazer no cardápio. Só que o rapaz toma a liberdade de servir algumas de suas criações como prato surpresa em uma determinada noite e isso deixa o dono do restaurante tão furioso que chega a mandá-lo embora.
A demissão só não acontece de fato porque Maria Clara intercede em favor de Vicente, dizendo mais uma vez que a comida estava muito saborosa e seu noivo acaba cedendo, volta atrás e mantém o funcionário. Um pouco depois, o Comendador, que surpreende a família com decisão sobre o futuro dos negócios, chega ao restaurante do futuro genro e pede para pratos que não estão disponíveis no menu, deixando Enrico numa situação complicada para agradá-lo.
Como morou durante muitos anos no nordeste - terra natal de José Alfredo, que tem um final trágico no fim da novela -, Vicente afirma que pode fazer a comida que o pai de Maria Clara quer. Antes mesmo de provar o prato principal, José Alfredo já elogia a entrada que lhe é servida e ao final da refeição fica completamente encantado com a comida de Vicente. Só que o jovem cozinheiro não leva o crédito por ter sido o herói da noite, pois Enrico assume a autoria dos pratos, dizendo ao sogro que foi ele mesmo quem preparou tudo.
(Texto atualizado por Guilherme Guidorizzi)