José Alfredo (Alexandre Nero) não vai conseguir esconder por muito mais tempo a sua falsa morte. Nos próximos capítulos da novela "Império" o Comendador será visto por Cora (Marjorie Estiano) saindo do bar do Manoel (Jackson Antunes), onde ele está escondido. Surtada, a megera quebra todo o estabelecimento – assim como fez com a Império das Jóias – na tentativa de descobrir o paradeiro de seu grande amor. O comerciante, no entanto, não entrega o amigo e diz mais uma vez que Cora anda vendo assombrações, assim como aconteceu no Réveillon.
Mas de acordo com o colunista de TV Daniel Castro, a tia de Cristina (Leandra Leal) não vai engolir mais essa mentira. Determinada a saber toda a verdade, ela vai atrás de Maria Marta (Lilia Cabral) em busca de uma aliada. Na empresa, Cora conta na frente da ricaça e de seus filhos que viu o homem de preto "vivinho da silva" deixando o bar. Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) não está na sala, mas ouve toda a conversa e também fica desconfiado.
Marta pede para ficar a sós com Cora e termina a conversa prometendo investigar. Quando volta a falar com os filhos, inventa uma desculpa: "Ela veio com esse pretexto e logo vi que não tinha nenhum fundamento. O que ela queria mesmo era outra coisa. Essa Cora se aproveitou da ausência da Cristina para vir aqui me pedir dinheiro, foi só isso, tudo mais que ela disse lá fora foi só um truque". Mas em seguida pede para ficar sozinha e deixa Maurílio com a pulga atrás da orelha.
Marta foge de Maurílio para procurar José Alfredo
Decidida a descobrir se Cora está falando a verdade, Maria Marta precisa sair sem ser vista para ir ao esconderijo de José Alfredo. Ela aproveita que Maurílio está tendo uma discussão com seus filhos para sair de fininho. Quando ele a procura, encontra a sala vazia.
Já em Santa Teresa, passa um tempo do lado de fora observando o movimento do bar. Quando entra é recebida pelo dono com um cumprimento afável. "Mas quem diria! A imperatriz em pessoa, esposa do meu falecido amigo, o imperador!... A que devo a honra?", pergunta Manoel. "Vamos dispensar os salamaleques", dispara Maria Marta, direta. Ele finge que não entendeu e ela continua, sem rodeios: "Eu falei para deixar de frufru comigo... Dispenso o puxa-saquismo... Pois tenho certeza que essa frescura toda não vai me levar onde eu quero. E eu quero falar com meu marido", diz, deixando o comerciante sem palavras.
Comendador está em Minas Gerais
O que Maria Marta não sabe é que de fato José Alfredo não está no bar. Acompanhado por seu fiel escudeiro, Josué (Roberto Birindelli), o empresário foi até São João Del Rey, em Minas, investigar a vida de Maurílio. Lá, o Comendador conhece Dona Jesuína, que garante que o verdadeiro Maurílio, filho de Sebastião Ferreira, está morto há 10 anos.