Na novela "Flor do Caribe", desde que chegou à Vila dos Ventos, Guiomar (Cláudia Netto) não faz outra coisa além de atormentar a vida de Dionísio (Sérgio Mamberti). E nos próximos capítulos da trama das seis exibida originalmente em 2013, a mãe de Alberto (Igor Rickli), com quem vive um relação muito complicada, resolve fazer uma visita a Veridiana (Laura Cardoso) e acaba ouvindo uma revelação bombástica: Candinho (José Loreto) é filho de seu sogro. O folhetim de Walther Negrão está reocupando a faixa em virtude do adiamento para 2021 de "Nos Tempos do Imperador".
A notícia é dada durante a conversa de Guiomar e Veridiana, quando a perua pergunta sobre Maria Adília (Inez Viana) e a matriarca se aborrece. "Melhor que pergunte para aquele demônio do Dionísio. Pergunte se ele deu fim na vida da minha filha! Maldita hora que Maria Adília perdeu a cabeça e se meteu com quem não devia", ela responde. Para demonstrar seu apoio, a perua declara que não tem nada a ver com o que seu sogro fez no passado e assim ganha a confiança de Veridiana, que decide lhe contar um segredo.
A parteira revela que o empresário é o pai de Candinho, mas pede sigilo. "Não conte para o meu menino o nome do homem que veio a ser o pai dele", diz. Guiomar garante que vai manter sigilo e promete ajudar a descobrir o que aconteceu com sua filha. A resolução de Veridiana de manter a paternidade do neto em segredo é completamente compreensível, uma vez que Dionísio destrata o filho toda vez em que o encontra e inclusive já quebrou uma marionete feita por ele. Preconceituoso, o ricaço não tolera a presença de rapaz por ele ser pobre. O que o magnata nem desconfia é que Candinho vai ajudar Cassiano (Henri Castelli), vítima de um golpe de Alberto para poder se aproximar de Ester (Grazi Massafera), a descobrir uma mina de turmalina-Paraíba, pedra de grande valor no mercado.
(texto atualizado por Guilherme Guidorizzi)