O calvário de Cassiano (Henri Castelli) na prisão de Dom Rafael (Cesar Trancoso) na novela "Flor do Caribe" está perto de acabar após longos sete anos. Nos próximos capítulos da trama de Walter Negrão exibida originalmente em 2013, o piloto volta para o Brasil após uma fuga espetacular ao lado de Duque (Jean Pierre Noher) e com a parceria de Amaralina (Sthefany Brito), neta do idoso. O folhetim deve ficar no ar até que "Nos Tempos do Imperador" tenha condições de estrear - a estreia estava prevista para março passado e agora deve ocorrer no mesmo mês de 2021.
Quando estiver de volta, Cassiano não pensa duas vezes e revira a Vila dos Ventos atrás de Ester (Grazi Massafera), seu grande amor e mãe do seu filho, fato ignorado por ele a essa altura da novela. Só que, para sua surpresa, o reencontro será uma decepção. Após tantos anos preso e escravizado, Cassiano desembarca todo sujo, barbudo e com os cabelos compridos, ao lado de Duque. Morrendo de saudades, o mocinho não vê a hora de encontrar Ester e enchê-la de beijos e abraços, por isso vai procurá-la em sua casa, no ponto do bugue, no bar de Bibiana (Cyria Coentro) e em vários lugares, mas não a encontra.
Todos desconversam e aconselham que o rapaz vá pra casa. Ninguém tem coragem de lhe dizer onde a loira está morando. E igualmente escondem que Ester se casou com Alberto (Igor Rickli), responsável por sua injusta prisão no exterior. Duque sugere então que o amigo deixe para procurar a ex-noiva mais tarde e pergunta por que os dois não vão à casa do avô de Dionísio (Sergio Mamberti), pelo vilão ameaçado, para receber o pagamento pela entrega dos diamantes. Só que Cassiano acha melhor que o amigo vá avisar seus pais sobre sua volta, enquanto ele mesmo segue para a mansão dos Albuquerque a fim de buscar seu dinheiro.
De tão ansioso, Cassiano nem espera que abram a porta e vai entrando. Ao chamar por Alberto, dá de cara com Ester descendo as escadas para o café da manhã. Quando se dá conta da situação, ele pergunta, estarrecido: "Casada? Você está casada? Com quem?!" A moça não consegue responder, de tão chocada. Seu filho, Samuca, é quem dá a resposta por ela. "Casada com meu pai, ué! Quem é esse homem, mãe?", sem saber que este é seu próprio pai emenda a pergunta. Por fim, Ester consegue articular uma explicação: "É... é um amigo da mamãe". Revoltado, Cassiano questiona a ex: "Um amigo da mamãe? É assim que você me classifica, Ester?".
(Texto atualizado por Guilherme Guidorizzi)