"Falso Brilhante", próxima novela das 21h, nem começou a ser gravada e já enfrenta problemas. A TV Globo teve visto negado para entrar na Venezuela. O Monte Roraima serviria de cenário para a trama de Aguinaldo Silva. A informação é da colunista Patricia Kogut, do jornal "O Globo".
"Faz parte. Mas vamos continuar usando o Monte Roraima, o lado brasileiro, sem precisar atravessar a fronteira. Usaremos imagens do arquivo da TV Globo, como as do "Globo repórter". Haverá também gravações na Chapada Diamantina e em Carrancas, Minas Gerais", disse o diretor-geral da novela, Rogério Gomes, conhecido como Papinha.
O consulado do Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Parques (Inparques), a secretaria do audiovisual (Centro Nacional Autónomo de Cinematografía) e organizações governamentais venezuelanas foram procurados para a solicitação do visto e permissões necessárias.
"Depois de chegarem à Venezuela e se reunirem com algumas autoridades do Inparques, os produtores da novela se convenceram de que gravar no Monte Roraima seria ideal, ainda mais porque a cotação da moeda (incluindo as taxas) favoreceria a produção. Eles perceberam rapidamente que a beleza natural do Parque Nacional Canaima (onde fica o Monte Roraima) seria perfeita para a história",
As gravações no país tiveram que ser canceladas, já que a Globo não conseguiu o visto para a equipe técnica e artística. "Para alguns, trata-se de um simples atraso burocrático. Outros afirmam que certas autoridades governamentais negaram os vistos porque a Globo transmitiu em seu noticiário imagens dos protestos dos estudantes e da sociedade civil e a repressão policial".
Marina Ruy Barbosa será uma lolita em "Falso Brilhante" e fará par romântico com Alexandre Nero. A atriz intensifou os exercícios físicos para a novela. "Eu comecei a fazer kick boxing e aulas de localizada. Não quero ficar muito grande, principalmente porque a TV engorda. Agora para essa novela quero ficar magrinha, seca", disse durante o São Paulo Fashion Week.