Depois do espírito de Vicente (Reginaldo Faria) revelar a Cris (Vitoria Strada) que Pedro está morto, chegou a hora da personagem de Irene Ravache, Margot descobrir. Ela ficará extremamente abalada ao descobrir que seu filho não está vivo. Hugo (Cadu Libonati) ficará sabendo que o menino que desapareceu aos cinco anos foi enterrado em Portugal com 30 e poucos anos. O jovem revelará que confirmou que Pedro, o herdeiro da dona da livraria, foi sepultado em Portugal depois de sua morte por malária durante uma expedição na Amazônia. Ao ouvir isso, Margot vai chorar muito e pedir para ficar sozinha. Ela vai rezar e também receberá o apoio de muitas pessoas para superar o luto. A cena da notícia da morte está prevista para ir ao ar a partir do próximo dia 9, na novela 'Espelho da Vida', como adianta o colunista de TV, Daniel Castro.
Alguns dias se passarão, e Hugo voltará a falar com Margot. Ele a mostrará a projeção que mandou fazer de Pedro adulto, a partir de suas fotos na infância. A imagem lembrará muito a aparência de Danilo (Rafael Cardoso), que jurou amar Julia em todas as encarnações, mas deixará claro que não é ele. "Tão bonito, o meu filho. Tem alguma foto dele mais novo? Foto mesmo, que eu possa guardar?", perguntará a senhora. "Infelizmente, não, ou melhor não encontrei ainda. Na verdade, o técnico fez esse desenho imaginando que ele teria agora uns 40, 45 anos. Foi o que eu pedi", comentará o rapaz. "Entendo... O Pedro, ele não chegou nessa idade, é isso?", perguntará a ex-mulher de Vicente. "Não. Ele morreu há uns dez anos. O rastreamento finalmente nos levou pros poucos dados que já te falei... Ele era um idealista, apaixonado pela natureza. Veio com outros cientistas fazer uma pesquisa na Amazônia, tinha 30 e poucos anos", contará Hugo.
Em tom de lamentação, Margot dirá: "Meu Deus. Amo tanto a Amazônia. Viajei por lá com Vicente, como podia imaginar?". "Ele e outros dois colegas da expedição morreram por terem tido febre maleica, a malária. Os corpos dos três foram extraditados pra Portugal", continuará Hugo. "Mas você disse que ele teve outro sobrenome, Pedro Portugal. Alguém deve ter encontrado o meu filho naquela época, e botado esse nome nele", falará Margot. "É o mais provável. Eu te prometo, Margot, eu juro, que vou lhe trazer mais dados pra te confortar um pouquinho. Confia em mim", responderá o jovem. Você podia ser meu neto, filho do Pedro. Será que ele não teve uma mulher, filhos? Posso ter netos! Ah, querido, eu confio em você, muito! Me traz mais notícias, sim, obrigada, obrigada pelo seu carinho", dirá Margot. A cena indicará a maneira da reencarnação de Danilo entrar na trama, como neto de Margot. Depois disso, o público verá Danilo em sua primeira aparição nos dias atuais em um museu de Lisboa.