Helena (Julia Lemmertz) e Virgílio (Humberto Martins) se reconciliaram depois de passar um tempo separados e vivem um momento feliz no casamento, mas nos próximos capítulos de "Em Família" o casal volta a brigar seriamente. A discussão começa quando o escultor encontra o medalhão da Fênix dentro da bolsa da mulher, depois de ela ter garantido que se livrou de todas as lembranças do passado. Furioso, ele tenta tomar o objeto das mãos dela à força, mas não consegue. A cena vai ao ar no capítulo de 9 de julho.
Quando vê o marido segurando o medalhão, Helena se desespera e pede: "Não me olha como se eu fosse uma criminosa!". "E não é? Está matando a nossa filha e a mim também, com essa obsessão que eu acreditei curada para sempre!", Virgílio rebate. Mas a leiloeira garante que não é assim.
"E está curada! Não estou matando a nossa filha. Estamos bem nós duas, depois de muita briga! Estamos muito bem. Já falei com ela que vou ao casamento e ela ficou feliz. Rimos e choramos juntas, como tantas mães e filhas no mundo todo! Você é machista, não entende nada de mães, nem de filhas, nem de mulheres! Isso mesmo! Não entende, nunca entendeu de mulher nenhuma! Acha que somos iguais às fêmeas do mundo animal: vacas e éguas, que foi com o que você conviveu desde criança".
Indignado, o artesão incentiva Helena a continuar o discurso: "Que mais você não queimou quando disse que incendiou o passado, que ele estava pra sempre esquecido? Heim? Algumas cartas com toda certeza! (...) Eu desisto de uma vez por todas. Já nem quero que você esqueça esse grande amor, mas que me esqueça! Isso mesmo. Não consegue esquecer o Laerte. Então me esqueça!"
"Não seja bobo! Este cordão não representa mais nada, mas gosto da lenda da Fênix. Sempre gostei (...) Não é uma doença grave, mas é incurável", ela se justifica e tenta amenizar a situação, já entre lágrimas. E Virgílio insiste: "É o que você pensa sobre o seu amor! Não ama o Laerte (Gabriel Braga Nunes). Mas não consegue esquecê-lo". "Idiota! O Laerte morreu!", garante Helena, mas o marido não acredita e diz que o flautista renasceu para ela quando voltou.
A mãe de Luiza (Bruna Marquezine) protesta: "Não é verdade! Você me confunde de propósito", mas ele corta: "Chega! Não quero ouvir mais nada. Me dá essa corrente!". Em seguida os dois lutam pela posse do objeto, mas Helena resiste e não abre o punho. Virgílio se altera e a joga em cima da cama, saindo do quarto em seguida.
(Por Samyta Nunes)