Se as brigas de Virgílio (Humberto Martins) e Helena (Julia Lemmertz) já são constantes na novela "Em Família" só com a possibilidade de acontecer algum envolvimento entre Luiza (Bruna Marquezine) e Laerte (Gabriel Braga Nunes), quando o casal assumir de vez o namoro então, aí é que a coisa vai ficar feia. No capítulo que vai ao ar nesta segunda-feira (5), a estudante conta que está apaixonada pelo flautista e, mesmo não aprovando a relação da filha, o pai promete que vai apoiá-la, o que deixa sua mulher possessa.
Como se não bastasse o pesadelo de ouvir da boca da própria Luiza que está iniciando um relacionamento com seu ex-noivo e grande amor da juventude, Helena ainda tem que lidar com a condescendência do marido e isso a deixa fora de si. Virgílio não consegue brigar com a filha e ficar contra ela, ainda que não goste de saber que a jovem está namorando o homem que o enterrou vivo, e isso vai lhe causar sérios problemas em seu casamento.
Passado o primeiro terremoto, não demora para o artesão encontrar Helena remexendo na caixa de lembranças do passado, aos prantos e fica tão chateado ao vê-la assim que a chama de amarga, puxando outra discussão. E para piorar o amor proibido do novo casal ainda gera mais uma briga entre Selma (Ana Beatriz Nogueira) e Chica (Natália do Vale), pois a primeira rejeita Luiza como nora e fala mal dela e da mãe com a irmã, que defende as duas.
Para evitar o clima ruim, Virgílio então decide ir para Goiânia com Ivan (Vitor Figueiredo) - também para manter o menino afastado de todo o estresse que a família passa com o transplante de Cadu (Reynaldo Gianecchini). Na fazenda ele se diverte com Ana (Claudia Mauro) e Mauro (Remo Rocha) repreende a amiga por não conseguir nem disfarçar o quanto ainda ama o marido de Helena.
Quando volta de viagem o pai de Luiza tenta se harmonizar com a mulher, os dois se acertam e prometem que tentarão não brigar mais. Só que de nada adianta o combinado, pois em pouco tempo Helena se irrita novamente ao conversar com Virgílio sobre o namoro da filha com Laerte. Será que esse casamento vai resistir à crise?
(Por Samyta Nunes)