Não é de hoje que a polêmica do beijo gay ronda a teledramaturgia brasileira. E "Em Família", novela que vai substituir "Amor à Vida" no horário nobre, não será diferente. Na história, Giovanna Antonelli será Clara, uma mulher que largará o marido Cadu (Reynaldo Gianecchini) para viver com a fotógrafa Marina (Tainá Müller), por quem se apaixonará.
O beijo entre as duas personagens não é garantido, mas o autor Manoel Carlos também não descarta a possibilidade. "Vai ser uma bela história de amor e, nelas, o beijo faz parte. Se as coisas caminharem para esse ponto e houver necessidade, escrevo a cena e peço para gravar".
Aos 80 anos e ciente de que as coisas na TV não são tão simples como parecem, ele vai além. "Tenho certeza que o Jayme (Monjardim) e o Léo (Nogueira), os diretores, gravam. Mas, se vai ao ar, não compete a mim", pontua.
Com duas novelas de Maneco no currículo - "Laços de Família" (2000) e "Viver a Vida" (2009)-, Giovanna Antonelli adota um discurso mais político. Para ela, o beijo é algo secundário na trama envolvendo sua personagem.
"Se tiver beijo gay, ele vai ser feito com carinho e entrega. Mas a história de amor entre elas é o mais importante. Quero que as pessoas de casa sintam o arrepio que a Clara sentiu quando conheceu a Marina. É desafio? É. Mas desafio é bom, então vamos com tudo", diz.
Sua parceira, Tainá Müller segue a mesma linha. "Acho que tem coisas que podem acontecer que mostram tensão, mas sem beijo. Ele é muito relativo. O beijo virou algo emblemático", opina.
Polêmica
A discussão surge no mesmo momento em que há uma expectativa para saber se em "Amor à Vida" terá ou não o beijo entre Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso). Walcyr Carrasco pretende colocar a cena no ar, segundo fonte do Purepeople. Mas a decisão final não será do autor.
Há tempos que o primeiro beijo gay entre homens na teledramaturgia da TV aberta é esperado. Na novela "América" (2005), de Glória Perez, uma cena de beijo entre os personagens Junior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Eron Cordeiro) chegou a ser gravada para o último capítulo, mas, na hora da exibição, ela foi vetada.
Já o beijo entre mulheres, se acontecer na novela "Em Família", não será o primeiro. O próprio autor Manoel Carlos, em "Mulheres Apaixonadas" (2003), escreveu uma cena deste tipo envolvendo as personagens Clara (Paula Picarelli) e Rafaela (Alinne Moraes). No último capítulo, elas trocaram um rápido selinho enquanto encenavam a peça "Romeu e Julieta".
Como uma das personagens, no entanto, estava vestida de Romeu, foi desconsiderado. O primeiro beijo gay de verdade das novelas aconteceu em "Amor e Revolução" (2011), no SBT. Luciana Vendramini e Gisele Tigre protagonizaram a cena.
Na mesma trama, escrita por Tiago Santiago, estava previsto um beijo entre os personagens de Lui Mendes e Carlos Arthur Thiré. Só que, após uma pesquisa feita com telespectadores, a emissora de Silvio Santos desistiu da ideia.
(Por Anderson Dezan)