De tanto ver os problemas em que Felipe (Thiago Mendonça) se envolve por causa do vício da bebida, Luiza (Bruna Marquezine) resolve tomar uma atitude para ajudar o tio na novela "Em Família". No capítulo que vai ao ar em 21 de março, a estudante de psicologia consegue arrastá-lo para uma reunião do grupo Alcoólicos Anônimos e depois celebra com ele a vitória desse primeiro passo tão importante.
Felipe reluta muito, mas acaba aceitando ir conhecer o AA. Mesmo assim, quando está saindo do elevador tenta desistir da empreitada. "Eu não consigo... Não me sinto preparado... Desculpe, eu não posso", diz. Mas Luiza não deixa: "Tio, nós viemos até aqui, já passamos pela etapa mais difícil. Agora vamos entrar, sim. Você e eu". Amorosa, a moça leva médico pelo braço e os dois entram juntos na sala.
Um representante inicia o encontro dando as boas vindas, e enquanto isso Felipe observa cada uma das pessoas ali presentes. De repente vê um conhecido no grupo e faz menção de se levantar, porém é contido pela sobrinha. "Vou embora! Tem um paciente meu ali na frente. Aquele de camisa azul. Não quero que ele me veja aqui, nesse lugar, com essas pessoas! Vai me desmoralizar completamente!", afirma. "Tio, calma. Se o seu paciente faz parte do grupo, é porque sofre tanto quanto você. E isso não é vergonha. Nem para você, nem para ele. Tenha calma, vamos prestar atenção", diz a jovem.
Após uma oração, começam os depoimentos dos frequentadores e depois de algum tempo é aberta a participação dos novos participantes. Luiza incentiva Felipe a ir quando o representante faz sinal para que ele vá até a mesa, mas o médico abaixa a cabeça e sai apressado em direção à saída. O coordenador dá um olhar de "tudo bem" para a moça, mas ao receber uma novata à mesa, aproveita para dar uma indireta: "Para ser membro do AA, o único requisito é querer parar de beber. Caso contrário, não podemos ajudar".A estudante vai atrás de Felipe e o encontra do lado de fora do prédio. "Qual é tio? Por que não deu seu depoimento? Todo mundo percebeu que você saiu!", ela pergunta. "Não dá, Luiza. Muita pressão. Tem que ir com calma. Já vim até aqui, não vim? Agora preciso ir no meu tempo, um dia após o outro, como eles mesmo dizem...", se justifica o médico. Paciente, Luiza o conforta: "Tudo bem. Não precisa ficar nervoso! Desculpa... É que acho que te faria bem se ouvir, dividir as angústias com pessoas que enfrentam a mesma dificuldade".
Felipe promete que vai falar numa próxima vez, e a sobrinha comemora: "Próxima? Então está mais que bom! Está ótimo! Se vão existir outras, já fico bem aliviada! Venho contigo, te dou uma força, pode contar comigo tá bom? Relaxa... Agora vamos comemorar?". Meio sem entender, ele pergunta: "Comemorar o que?". "O primeiro passo, ué! Vamos naquela pizzaria nova lá perto de casa? Eu te convido! Aproveita que hoje eu estou boazinha, tá?", diz a filha de Helena (Julia Lemmertz), divertida. Enternecido, ele aceita o convite e agradece o gesto. "Você é um anjo. Só te peço uma coisa, Lu: não conte nada para ninguém. Nem para sua mãe, nem para o seu pai... Para ninguém da família. Senão, vai ser uma patrulha danada em cima de mim."
(Por Samyta Nunes)