A primeira noite de amor de Luiza (Bruna Marquezine) e Laerte (Gabriel Braga Nunes) vai acontecer nos próximos capítulos de "Em Família", após a festa de aniversário do músico no Galpão Cultural. Conforme já terá planejado, o casal viaja para Petrópolis e num clima bem romântico, com direito a chalé e lareira, os dois se entregam à paixão. Já no dia seguinte o flautista, entusiasmado, pede que a namorada vá morar com ele.
De acordo com a colunista do jornal "O Globo", Patrícia Kogut", no meio da festa Laerte faz um discurso e declara diante de todos os presentes que encontrou o grande amor de sua vida, ganhando um grande e apaixonado beijo de Luiza em seguida, o que causa profunda irritação e contrariedade em Shirley (Vivianne Pasmanter) e Verônica (Helena Ranaldi).
Quando chegam ao chalé em Petrópolis, a estudante se encanta pelo lugar e o namorado brinca: "É todo nosso. Ah! E eu pedi para o tempo parar também...". Depois de acender a lareira e abrir uma garrafa de vinho, eles conversam sobre a relação. "Às vezes não entendo o que você viu em mim", Luiza comenta.
E a resposta de Laerte é outra declaração de amor: "Um mundo de coisas! A primeira vez que vi você, lá em Viena, fiquei muito impressionado. Você parecia uma figura vinda do passado. Mas essa foi só a primeira impressão. Depois, bastou eu trocar uma palavra com você e pronto: me apaixonei. E valeu a pena esperar esse amor crescer, se afirmar, vencer tudo e todos. Hoje, olha só, você é minha. E você? Nunca me disse o que viu em mim". "Primeiro o músico impressionante, depois esse homem lindo que você é. Não, espera: será que foi mesmo nessa ordem?" - ela diz, divertida.
Entre beijos e troca de carícias, a jovem repreende o músico quando ele afirma que poderia morrer nesse momento pois morreria feliz. "Mas que graça tem o amor se não for dramático?", ele se justifica. "Não sei. Nunca amei assim. Estou aprendendo com você", afirma Luiza. Laerte avisa que ela não sabe os riscos que está correndo. "Não sei mesmo. E é isso que me deixa louca. Mas quero experimentar todos eles, sem medo, sem pressa. Me leva com você?", pede a moça.
Na sequência Luiza tira a camisa do flautista, depois sua própria blusa e os dois fazem amor. Laerte prepara o café na manhã seguinte, o que encanta ainda mais a universitária e os leva a mais uma transa. Mais tarde fazem um passeio, e na volta, ao se preparar para ir embora a morena se lamenta: "Sempre fico triste quando uma viagem termina. Tanto tempo grudada em você...".
O músico se empolga: "Também não aguento mais ficar muito tempo longe de você. Vamos resolver isso rápido. Morar junto, dormir e acordar junto. Viver uma vida a dois", mas Luiza fica assustada: "Mas tão rápido assim? Não sei. Fiquei confusa". "Para que esperar? Não sou mais criança, Luiza. Estou amando você! Não quero perder tempo! Além do mais você me imagina indo dormir na sua casa? Dividindo o banheiro com a Alice? Não me sinto nada confortável nessa situação!", ele argumenta. "Tudo bem! Mas a gente não precisa decidir isso agora, precisa?", ela desconversa e encerra o papo com um beijo.