Clara (Giovanna Antonelli) aceitou o pedido de casamento de Marina (Tainá Müller) e agora o próximo passo é contar ao filho a novidade, na novela "Em Família". Esperto, Ivan (Vitor Figueiredo) concluiu sozinho que a mãe estava namorando a fotógrafa, mas como toda criança, vai levantar algumas questões ao saber que as duas vão se casar. Na cena, que vai ao ar a partir de 11 de julho, a mãe responde às perguntas e explica sua relação ao menino com todo carinho e sinceridade.
Durante uma conversa com Ivan sobre Verônica (Helena Ranaldi), Clara aproveita que está falando sobre a namorada do pai para introduzir o assunto do qual quer falar. "Você ganhou duas pessoas que gostam muito de você: a Verônica e a Marina. Será que seu pai vai se casar com ela?", pergunta a assistente de fotografia.
O garoto diz que não sabe e quer saber por que ela está perguntando isso. É aí que Clara dá a notícia: "Porque... porque eu vou me casar com a Marina". Ivan vem encarando o relacionamento homossexual da mãe até então com naturalidade, mas ao ouvir sobre o casamento, questiona: "Sério? E pode?". "Por que não poderia?", a mãe rebate. "Vocês são duas mulheres", ele afirma.
Com todo cuidado e sem fazer alarde, Clara explica: "Somos duas pessoas. Não faz diferença se é menina com menino, menina com menina...", e Ivan se justifica: "É que eu nunca tinha visto isso antes". A mãe diz que por ele ser ainda muito pequeno, ainda tem muitas coisas para ver na vida. E pergunta se ele ficou feliz com a notícia. Antes de responder, ele dispara outra questão: "Mas quem vai usar vestido de noiva. Você ou ela?"
A ex-mulher de Cadu (Reynaldo Gianecchini) encara a conversa com leveza e ri da pergunta do filho, depois conta que por já ter se casado vestida noiva uma vez, agora vai fazer uma cerimônia pequena. Mas nota uma preocupação no pequeno, que continua a expor seus questionamentos: "Como é que eu conto para os meus amigos da escola que você vai se casar com outra mulher?"
Aí então a conversa fica séria. Clara senta na cama, olha nos olhos de Ivan e diz: "Da mesma maneira que você contaria se eu fosse me casar com um homem". Ele admite que tem medo de virar piada para os amigos e a mãe abre o jogo: "Pode acontecer de alguém rir de você, sim. De falar mal da mamãe. Mas é porque as pessoas não sabem lidar direito com a diferença, entende filho?(...) Se isso acontecer, não precisa se chatear. Você diz que não liga, porque você é muito feliz e amado, por mim e pela Marina".
O garoto ainda não se convence e quer saber o que fazer se os coleguinhas o tirarem das das brincadeiras por causa disso. Clara aconselha: "Você tem que ficar firme. A mamãe não está fazendo nada de errado. Se duas pessoas se amam, elas têm que ficar juntas. Igual o seu pai e a Verônica. E olha, tenho certeza de que seus amigos vão adorar a Marina quando conhecerem ela. E vão querer passar sempre os finais de semana com a gente, fazendo bagunça". Ivan então sorri e concorda: "É, acho que vão mesmo. Vocês são muito divertidas". Contentes, os dois riem juntos e se abraçam.
(Por Samyta Nunes)