Pouco antes de beijar Laerte (Gabriel Braga Nunes), Luiza (Bruna Marquezine) será vista pela avó dentro do carro dele, na porta do prédio onde mora, na novela "Em Família". E mesmo sem saber o que houve de fato entre a neta e o sobrinho, Chica (Natália do Vale) resolve sair em defesa da filha, na tentativa de proteger Helena (Julia Lemmertz) de mais sofrimento. A cena vai ao ar no capítulo de quinta-feira (10), na novela das novela da Globo.
Depois de uma aula particular de flauta às escondidas com Laerte no Galpão Cultura, Luiza aceita a carona que ele oferece e por isso os dois são "flagrados" por Chica e Ricardo (Herson Capri). Na sequência, a estudante decide esperar um pouco para descer do carro e então eles acabam se beijando.
Na manhã seguinte a mãe de Helena faz uma visita ao quarto da neta. "Oi, vó. Nossa, que boa surpresa te ver logo cedo", diz a moça. Chica troca duas ou três frases e dispara: "Está sabendo por que eu estou aqui?". "Não, quer dizer, sim, acho que sim, não sei...", se enrola Luiza. Mas a avó deixa claro a que veio: "Não vou fazer sermão. Acho que você sempre cuidou bem da sua vida. Mas... não custa lembrar que ontem eu vi você no carro com o Laerte".
Na defensiva, Luiza começa a dar uma desculpa, mas Chica diz que ela deve se acalmar pois não está acusando-a de nada e continua: "Só quero te dizer uma coisa. Para mim o que aconteceu há vinte anos não tem mais importância nenhuma (...) Mas a sua mãe tinha uma grande paixão por ele. E até hoje, esse ódio, essa intolerância que ela sente por ele... Não precisa ser um sábio para perceber que o nome disso é amor. Amor frustrado, não realizado. Por isso, eu lhe peço: não se esqueça que uma relação sua com o Laerte vai causar um ferimento de morte em sua mãe. Lembre-se disso. Se está correndo o risco de uma paixão, fuja".
Sem graça, a jovem assente com a cabeça baixa. A avó lhe dá um beijo e se despede com um bom dia, deixando-a angustiada. E agora, sera que Luiza vai ficar longe do ex-noivo da mãe?
(Por Samyta Nunes)