Dominguinhos está se comunicando através de gestos e toques, segundo a mulher do sanfoneiro, Guadalupe Mendonça, em entrevista ao Purepeople na tarde desta quarta-feira (10). Após uma recaída na última segunda-feira (1º), quando foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Sírio-Libanês, o quadro de Dominguinhos continua o mesmo, de acordo com Guadalupe, mas a família acredita em melhoras. Ele ainda tem dificuldades para falar, já que passou por uma traqueostomia em janeiro, mas segue fazendo tratamento com fonoaudióloga.
"As coisas estão se normalizando, mas estão no padrão normal. Está difícil, mas esperamos uma evolução", confessa a mulher do sanfoneiro, que postou nesta quarta-feira (10), no Facebook, que a infecção do marido está cedendo. "Continuemos em oração. Deus é o poder. Obrigada gente pela força!".
Dominguinhos apresentou quadro de infecção respiratória, arritmia cardíaca e oscilação de pressão arterial, segundo boletim médico divulgado pela clínica no último dia 7. Ele respira com o auxílio de aparelhos e seu quadro geral é considerado grave.
Dominguinhos chegou a sair da UTI, em abril. Em conversa a Purepeople na época, Guadalupe contou que o marido ficava de pé em um aparelho e conseguia produzir alguns sons durante o tratamento com a fonoaudióloga.
O compositor de 72 anos sofre de câncer de pulmão há seis anos e está internado desde o dia 17 de dezembro, quando deu entrada em um hospital de Recife, com arritmia cardíaca e infecção respiratória. Em janeiro, Dominguinhos sofreu uma parada cardíaca e foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Os cantores Fagner, Elba Ramalho, Flávio José, Nando Cordel, Geraldo Azevedo, Jorge de Altinho e Liv Moraes, filha de Dominguinhos, farão um show beneficente para o sanfoneiro no dia 25 de julho, em Recife, em Pernambuco. A renda arrecadada com a venda de ingressos será revertida para o pagamento de despesas médicas do músico.
(Por Laís Fernandes)