Ronan, do "Big Brother Brasil 16 ", é mais uma vítima de racismo na internet assim como aconteceu com a jornalista Maria Julia Coutinho e a atriz Taís Araújo. Vários comentários preconceituosos tomam conta das redes sociais do estudante de filosofia. Em sua página no facebook, os amigos do participante do reality show pediram ajuda dos seguidores para compartilhar as ofensas destinadas ao brother:
"Desde o incio do programa e principalmente nos últimos dias com o paredão Ronan X Daniel, encontramos muitos comentários racistas nas paginas do Ronan do Facebook, Twitter e Instagram". Ronan, que já contou sobre sua experiência homossexual, também foi atacado por sua opção sexual.
Em entrevista ao jornal "O Globo", a amiga e arquiteta Roberta Pizza conta que ficou surpresa com a agressividade. "É inacreditável. Queremos justiça. Estamos todos em estado de choque ao ver tanta maldade. O Brasil é um país de muitos tipos e não é possível que em pleno século XXI ainda chamem um negro de macaco, sujo, gorila, torradinho", esbravejou.
Segundo Núbia Colleto, outra amiga de Ronan, as mensagens estão sendo salvas: "Ronan foi ameaçado por uma pessoa, que disse vai dar uma banana quando ele sair. As pessoas confundem cor de pele com caráter. Até quem não gosta do Ronan está do nosso lado. Recebemos mensagens de pessoas que estão indignadas com tudo isso e que, mesmo não torcendo por ele, não vão ficar caladas diante desse crime. Somos todos coloridos, isso tem que acabar".
Ministério Público investiga TV Globo por discriminação ao usar boneco-esponja
Uma esponja de um dançarino negro com black power na casa do 'BBB16' também causou polêmica. Algumas pessoas consideraram racismo por conta do cabelo do utensílio lembrar uma palha de aço e denunciaram ao Ministério Público Federal. A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Rio de Janeiro instaurou um procedimento preparatório para apurar possível prática de discriminação racial.
Ronan, por sua vez, usou a esponja como microfone."Por que tem que ser um negro? Isso aqui não vai ser usado para lavar nada. Eu vou cuidar de você, Will", disse o brother, chamado de louco por Adélia.