Em meio à disputa judicial contra César (Antonio Fagundes), Pilar (Susana Vieira) vai se descuidar da própria saúde e com isso terá de ser operada às pressas nos próximos capítulos de "Amor à Vida ". Após a cirurgia, a dermatologista fica fora de pergio, mas sua recuperação pode ser ameaçada por uma visita indesejada: Aline (Vanessa Giácomo) aparece com flores em seu quarto no San Magno.
Segundo publicado pela colunista do jornal "O Globo", Patrícia Kogut, quando Félix (Mateus Solano) encontra a mãe com febre em sua cama, fica preocupado e pergunta a ela o que está acontecendo. "Eu não sei, Félix. Faz alguns dias que eu me sinto enjoada. Eu estava com uma febrezinha, mas não dei importância. Mas estou sentindo dores fortes aqui", responde Pilar, que aponta no próprio corpo a região do apêndice.
O administrador telefona para o pai, pedindo ajuda e eles seguem para o hospital, onde Lutero (Ary Fontoura) aparece para examinar a paciente. "Você está com febre muito alta, Pilar. Está um pouco pálida também. É infecção na certa", ele diagnostica, e pede que alguns exames sejam realizados urgentemente. Nesse meio tempo, Pilar aproveita para agradecer a amabilidade do ex-marido: "César (Antonio Fagundes), obrigada por ter vindo. Você acha que é grave?". "Talvez você tenha que operar, mas vai superar" , ele responde.
Depois de um ultrassom, os médicos conseguem identificar que o problema é no apêndice e César avisa que a cirurgia precisa ser feita o mais rápido possível, deixando Félix assustado. "(o apêndice está) Quase supurando. Estamos lutando contra o tempo", explica Lutero que em seguida encaminha Pilar para a sala de cirurgia. Aflito, o vilão pede para assistir à operação, será impedido pelo pai e Jacques (Julio Rocha).
Após a operação, César anuncia: "Correu tudo bem. A Pilar foi operada a tempo, antes de o apêndice supurar e ela ter uma septicemia". E Lutero completa: "Ela teve sorte. Quando o apêndice está supurado e não é descoberto a tempo, o risco de infecção generalizada é muito grande". Ainda um tanto angustiado, Félix pede cofnirmação a Jacques: "Deu tudo certo, não deu?". "A operação de apêndice é teoricamente fácil. Complica quando é supurado e a inflamação se espalha pelo corpo, para dar uma explicação simples. Eu só não sei como a sua mãe não percebeu antes" - responde o cirurgião.
Já no quarto, quando acorda se sentindo melhor, Pilar receber visita da família e de Jacques.. A surpresa fica por conta de Aline, que surge levando flores. "O que você está fazendo aqui, vagabunda?", pergunta a loira à rival, irritada.