A ambição descontrolada de Leila (Fernanda Machado) vai acabar lhe causando problemas em "Amor à Vida". No capítulo de segunda-feira (29), ao ouvir Nicole (Marina Ruy Barbosa) dizer que pretende deixar suas joias para Lídia (Angela Rebello), a golpista não segura a língua e pede que a órfã as deixe para ela em vez de beneficiar a ex-funcionária. Por conta disso, vai levar uma bronca de Pilar (Susana Vieira) e ter que pedir perdão à amiga.
Quando Nicole pede uma indicação de advogado a Pilar para cuidar de seu testamento, a dermatologista leva Rafael (Rainer Cadete) até sua casa, mas não aprova a ideia. "Sinceramente, eu acho que você não tinha que ter embarcado nessa ideia da Leila de testamento...", diz, na cena. "Sempre é bom deixar tudo definido, para o caso de aparecer algum oportunista. Um testamento é mais seguro, não é?", argumenta sua sobrinha.
O advogado pede uma relação completa dos bens da jovem e Pilar pergunta como Nicole pretende dispor do patrimônio. "Eu quero deixar a maior parte do que tenho para o Thales (Ricardo Tozzi)... E alguma coisa para os meus empregados", responde a moça. É aí que Leila intervém: "Para os empregados? Que desperdício!". E a ruiva rebate: "Eu acho que eles merecem. Trabalharam comigo tanto tempo. Inclusive a Lidia".
Indignada com o que acaba de ouvir, a vilãzinha relembra a armação que ela própria preparou para a governanta. "A Lidia tentou roubar as suas joias mais valiosas!", afirma. "Pois é. Vou deixar as jóias para Lidia. Se ela queria tanto as joias, a ponto de me roubar, deixo para ela", anuncia a milionária. Tomada pela ganância, Leila pede: "Aquelas joias são lindas. Imagina, você vai dar pra uma empregada ladra? Deixa para mim, então!". Sem acreditar no que sua sobrinha acabou de dizer, Pilar pergunta: Leila, você está pedindo pra Nicole deixar as joias para você no testamento?". E, percebendo a mancada, a víbora tenta disfarçar: "Não... Não, eu... Foi maneira de falar".
Nicole se magoa profundamente. "Eu estou chocada, Leila. Eu pensava em deixar alguma coisa para você... Mas... Aquelas jóias... Se a Lidia, que praticamente me criou, chegou ao ponto de tentar roubar, é porque dá muita importância a elas. Eu acho que seria um gesto de generosidade deixar justamente as joias para ela", explica. Leila insiste em tentar remediar o vacilo, mas Pilar avisa: "Não tente consertar, Leila. Foi horrível", e em seguida a chama para uma conversa em particular no escritório. Quando as duas saem, a órfã chora no colo de Bernarda, que a consola e incentiva a perdoar a atitude da amiga.
"Leila, eu só não te dou uns tapas porque você já é crescida. Onde já se viu pedir as joias da Nicole?", começa Pilar. A morena se desculpa novamente: "Pilar, desculpa... Eu não sei como pude dizer aquilo. É que aquelas joias me ofuscam... Saiu assim, sem querer". Ainda assim, a tia a ameaça: "Eu sei que é ambiciosa, Leila. Mas se controle. Se disser mais uma frase que seja desse tipo, eu te tiro da casa da Nicole(...) Mais que isso... Eu te proíbo de falar com ela! A menina já está doente, confusa... Faça o favor de agir de forma decente. Pelo menos por compaixão".
Depois disso, a amante de Thales ainda tem que se redimir com Nicole. "Eu realmente fiquei sem chão quando você disse que queria as joias, Leila", diz, a ruiva. "Não foi o que eu quis dizer. Eu apenas... Fiz um comentário infeliz, sem pensar(...) Por favor...eu espero que ainda me considere sua melhor amiga", pede Leila. Sempre compreensiva, a jovem aceita as desculpas. Na sequência, as duas se abraçam e fazem as pazes.
(Por Samyta Nunes)