A nova novela das 6, "Além da Ilusão", marca a estreia de Vinícius Pieri na Globo vivendo o Lorenzo na primeira fase da trama de Alessandra Poggi - após um salto no tempo, Guilherme Prates assume o papel. Na história, o filho de Giovanna (Roberta Gualda) é apaixonado por Letícia (Maria Luiza Galhano/Larissa Nunes), porém ela irá se apaixonar por Bento (Pedro Guilherme Rodrigues/Matheus Dias), fazendo o rapaz se alistar na guerra para esquecê-la.
Em entrevista ao Purepeople, o ator de 13 anos destaca a parceria com Guilherme, que retorna às novelas após cinco anos. "Trocamos muitas figurinhas. O jeito de andar, de se comportar, de se impor, tudo foi muito estudado durante alguns meses com a nossa preparadora de elenco (Tatiana Muniz). Aprendi muito com eles", enumera Vinícius, cujo primeiro papel na TV foi em "Gênesis" (2021), dando vida ao Judá na fase jovem.
"Ninguém opinou sobre o personagem, pensamos tudo juntos, Tivemos uma construção muito legal do Lorenzo", afirma o ator, apontando traços que o afastam de seu mocinho. "O Lorenzo é mais tímido, contido, porém tem a minha alegria de viver", destaca a respeito do garoto, que em cenas desta semana irá se irritar com Bento quando o amigo o atrapalhar no momento em que tenta aprender a ler.
Com timidez, Vinícius nega que tenha tido um amor não correspondido. "Fico envergonhado....Até agora só tive 'crush' de infância mesmo", diz o artista multifacetado e eleito Melhor Ator Juvenil no Festival de Montreal (Canadá) pelo filme "Espectro". Além de atuar, ele é bailarino, dublador, dançarino e cantor. No seu currículo encontram-se ainda os musicais "A Noviça Rebelde", "Shrek Experiense" e "Beatles no Céu de Diamantes", além do curta "Toda a Noite a Mesma Coisa".
Vinícius há três anos integra uma companhia de ballet, Dalal Achcar, e sabe dançar ritmos como forró e jazz, fora o sapateado. Esse dom para a dançar o levou a competir em 12 festivais, chegando a ficar no topo da disputa. E não para por aí: é também violinista, esportista e adepto de causas beneficentes.
"Tudo naturalmente, praticamente fui descobrindo essas habilidades juntas. As pessoas sempre brincam comigo falando que faço muitas coisas ao mesmo tempo, mas não tem jeito, eu amo tudo que faço. A arte está na minha veia", frisa, aguardando um novo convite, mas certo de algo: "Estou aberto a oportunidades, estudando muito sempre e confiante de que será um ano incrível".