Apesar de seu conflito interno e de não gostar nem um pouco de usar roupas femininas, Ivana (Carol Duarte) vai fazer uma tentativa de mudança e tomar um banho de loja que deixa Joyce (Maria Fernanda Cândido) eufórica na novela "A Força do Querer". Nos próximos capítulos da trama das nove, a jogadora de vôlei vê Cláudio (Gabriel Stauffer) com outra moça e decide seguir os conselhos dados exaustivamente pela mãe e por Simone (Juliana Paiva), sua prima, além da psicóloga, que também a incentiva a despertar seu lado feminino.
De acordo com o colunista de TV Daniel Castro, tudo acontece em cenas previstas para irem ao ar em 18 de maio, quando Ivana passa a andar toda produzida, maquiada, usando lingeries sensuais e vestidos cheios de glamour, como Joyce sempre sonhou. "Essa é você, essa é a minha Ivana! Agora levanta os ombros. Senão vai parecer que você é só o cabide! Você leva a roupa, não é a roupa que leva você", exclama a fashionista. E Eugênio (Dan Stulbach) também elogia a filha: "Você está linda, minha princesa. Confia em mim. Está linda. Você não está se sentindo linda?". "Estou me sentindo um mico", ela responde.
Apesar da transformação visual e dos elogios, Ivana sente um vazio que persiste, e desabafa em uma sessão de terapia: "Aquelas lingeries. Eu fico o 'ó' vestindo aquilo. Meu armário está cheio de roupa que não tem nada a ver comigo. Quando visto, a roupa me incomoda como se fosse uma pele errada". "Foi a expectativa exagerada da sua mãe que travou você! Você não conseguiu corresponder às expectativas dela e se sente culpada por isso! E porque se sente culpada, travou o feminino em você! Das outras vezes você estava sendo empurrada por outras pessoas para fazer esse resgate do feminino em você. Sua mãe pressionando de um lado, sua prima do outro. Agora eu sinto que vem de você, que é uma vontade sua, agora vai dar certo", analisa a psicóloga.
Após a sessão, Ivana ainda vai passar uma fase tentando se encaixar nos padrões, sublimando sua disforia de gênero, ainda não identificada nesse ponto da trama. Ela também se afasta do sonho de ser jogadora de vôlei da seleção Brasileira e chega a parar de jogar por algum tempo. Vai a diferentes eventos superproduzida, mas acaba sempre encolhida no sofá se sentindo desconfortável. Simone continua tentando ajudar a prima, mas não consegue avançar muito. De acordo com a sinopse da trama, Ivana vai se revelar um homem transexual, o que deixa Joyce revoltada. Também nos próximos capítulos da trama, outro personagem mostra seu lado feminino por completo: Nonato (Silvero Pereira) aparece travestido e Elis Miranda.
(Por Samyta Nunes)