Na novela "A Força do Querer", o ditado "quem espera sempre alcança", vai mostrar que poderia ser o lema de Irene (Débora Falabella). Depois de ser evitada, rejeitada e dispensada por Eugênio (Dan Stulbach) várias vezes, a arquiteta persiste em seu objetivo de conquistá-lo e nos próximos capítulos da trama das nove consegue levá-lo para a cama. O advogado fica culpado por trair Joyce (Maria Fernanda Cândido), com quem é casado, e a "amiga" planeja usar essa culpa dele para virar o jogo. "Vou casar com esse homem, Mira (Maria Clara Spinelli)", ela garante à amiga que infiltrou no escritório dele como secretária.
As cenas vão ao ar na semana que vem no folhetim de Gloria Perez exibido em 2017. Nessas sequências o público vai (re) ver Eugênio não resistindo à atração que sente por Irene e se entregando à assassina que usa nome falso. Enquanto os dois transam, o público vê Joyce ter um mau pressentimento, ao jantar sozinha em sua casa. A mãe de Ivana (Carol Duarte) e Ruy (Fiuk) sofre, sentindo falta do marido, e nem desconfia de que sua nova amiga está na cama com ele.
Depois do sexo, Eugênio se sente culpado e declara: "Eu tenho um casamento bom. Temos nossas diferenças, claro, quem não as tem? Não foi esse o pacto que nos fizemos, eu e a Joyce. Para a maioria dos homens, talvez, nem fosse um problema, mas eu me sinto muito mal nessa posição de estar traindo a confiança de alguém". Já Irene fica radiante, e comenta com Mira: "É uma pessoa movida a culpa. Porque você acha que a vida inteira ele sacrificou tanta coisa, tantos projetos dele pra agradar os outros? Por culpa. Tudo o que ele quer agora é se livrar dessas culpas que engessaram ele, e eu represento isso".
A secretária diz: "Você continua mestra em achar o ponto fraco das pessoas", ela afirma: "Vou casar com esse homem, Mira". "Com ele viúvo ou divorciado?", pergunta a amiga, e a arquiteta deixa a ameaça à vida de Joyce no ar ao responder: "Tanto faz". Também em cenas dos próximos capítulos, a mau-caráter vai mandar uma foto comprometedora de Silvana (Lília Cabral) para Eurico (Humberto Martins), que deixa o casamento dos dois abalado. E depois de um tempo Irene quase é atropelada por Ruy, e depois acaba levando uma merecida surra de Joyce em uma das mais icônicas cenas da trama de Gloria Perez, que será sucedida pela sequência de "Amor de Mãe" a partir de 2021.
(Texto atualizado por Guilherme Guidorizzi)