Um dos maiores nomes do jornalismo baiano, Wanda Chase morreu, aos 74 anos, nesta quarta-feira (2), após ser submetida a uma cirurgia de aneurisma da aorta em hospital de Salvador. A profissional nascida em Manaus, no Amazonas, morava desde os anos 1990 na Bahia, foi amiga de Gloria Maria, morta há três anos, e por quase três décadas trabalhou na TV Bahia, afiliada da Globo naquele estado.
Os problemas de saúde de Wanda começaram há cerca de um mês, quando recebeu diagnóstico de virose. Em seguida, foram constatadas infecções urinária e intestinal. Nesta quarta-feira, foi levada às pressas para o hospital por conta de aneurisma dissecante da aorta - ou seja, rompimento da parte interna da aorta - e começou a ser operada por volta das 17h.
+ Val Kilmer, o Batman, morre após luta contra câncer
Depois de 6 horas de cirurgia, a jornalista não resistiu e acabou morrendo. No Instagram, a família ao comunicar a morte de Wanda Chase a classificou de "pioneira e inspiradora na luta pela igualdade racial e pela representatividade na mídia". O corpo deverá ser sepultado neste sábado após a chegada da família da profissional à Bahia.
Ao longo da carreira, Wanda trabalhou em uma série de veículos, como o jornal "A Crítica", do Amazonas, a TV Cabo Branco, de João Pessoa (Paraíba), e a TV Aratu (afiliada do SBT em Salvador). Passou ainda pela extinta TV Manchete e foi funcionária da Rede Globo Nordeste.
Mais velha de uma família de cinco irmãos e filha de dona de casa com torneio mecânico, a repórter, apresentadora, colunista, assessora de imprensa (trabalhou para o Olodum) e editora, manteve-se na ativa mesmo após a aposentadoria.
No portal iBahia, assinou a coluna "Opraí Wanda Chase". Além disso, tocou um podcast e um livro a respeito do movimento do axé music. "Sua partida deixa um vazio irreparável, mas seu legado de luta, perseverança e paixão pela vida e pela justiça social continuará a inspirar gerações futuras", frisou a família da jornalista, condecorada como cidadã soteropolitana.
Em breve, Wanda ganharia mais uma homenagem: o título de Cidadã Baiana. A cerimônia seria daqui a 10 dias, porém já com problemas de saúde a jornalista teve que adiar a solenidade.
player2