Biografia
Roberto Francisco Schlesinger Birindelli, conhecido como Roberto Birindelli, é um ator e diretor nascido em Montevidéu, no Uruguai. Formado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 1989 e em Artes Cênicas pela mesma instituição desde 1992, Roberto se divide há alguns anos à carreira no teatro, cinema e televisão no Brasil e no exterior.
Ganhou destaque na TV ao interpretar o Josué, capanga de José Alfredo, papel de Alexandre Nero, na novela da TV Globo exibida no horário das 21h "Império". Ainda na televisão atuou em novelas e séries como "Chamas da Vida" e "Poder Paralelo", da Record, "Duas Caras", "Viver a Vida", "Passione", "Sangue Bom" e "O Astro", da TV Globo, além das séries "Dicas de um Sedutor", "A Teia" e "O Caçador".
No teatro, ficou em cartaz por cerca de 20 anos com o monólogo "Il Primo Mirácolo", de Dario Fo, após passar por oito países e mais de 150 cidades brasileiras. Atuou ainda no espetáculo "Citta Invisibile" e também nas montagens de "Amadeus" e "A História do Homem que Ouve Mozart e da Moça do Lado que Escuta o Homem".
Já no cinema, participou das produções brasileiras "Colegas", "O Tempo e o Vento", "Jonas e a Baleia", "Isolados", entre outros. Atuou ainda em filmes internacionais entre eles "Trash", de Stephen Daldry, "Brazil Red", do canadense Sylvan Archambault, e protagonizou o filme o argentino "A Quién Llamarías?", de Martin Viaggio, além de ser premiado "Simone", de Juan Zapata.